APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: INCIDÊNCIA E ANÁLISE EM TRABALHOS CIENTÍFICOS

Autores

  • Vanessa Klein
  • Cassiano Vasconcelos dos Santos
  • Darliana Mello Souza

Resumo

Atualmente têm-se verificado um crescente número de aplicativos com potencial para a área de Educação em Química. O uso de dispositivos móveis relacionados aos diversos aplicativos que existem hoje em dia proporcionam uma grande transformação no momento de se relacionar com a informação e a produção de conhecimento, modificando assim a forma de se ensinar e de aprender. A utilização de aplicativos em sala de aula proporciona aos estudantes um ambiente de maior interação e de ação entre os sujeitos e o meio e entre processos de colaboração e de cooperação (NICHELE; SCHLEMMER, 2014). Com isso, o uso de tecnologia em sala de aula possibilita uma transformação nos alunos, deixando de serem passivos, para se tornarem ativos nas atividades, tornando-os construtores do conhecimento e o professor, o facilitador desse processo (VALENTE, 1999). Sendo assim, o emprego de aplicativos educacionais no ensino de química, pode tornar o ensino desta disciplina mais atraente e menos complexo, favorecendo assim o processo de ensino. Diante disso, o presente trabalho objetiva avaliar a utilização de aplicativos educacionais como recurso de mediação para o ensino de química em eventos científicos da área, como o ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química) e o EDEQ (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química), entre os anos de 2010 a 2017. As palavras-chave utilizadas para selecionar os trabalhos foram: aplicativos e apps. Os trabalhos científicos analisados foram submetidos à leitura e análise, e foram classificados conforme um protocolo pré-estabelecido de acordo com: natureza do trabalho, nível de ensino em que o trabalho foi executado, título e autores do trabalho e ano de publicação do trabalho científico. Com base na análise dos trabalhos científicos publicados nos eventos, pode-se constatar uma crescente ascensão de publicações referentes ao uso de aplicativos educacionais para auxiliar no ensino de química. Diante disso, pode-se concluir que há uma busca constante por atualização, por parte dos professores, em relação à utilização de diversos recursos educacionais, auxiliando assim os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2018-11-12