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Análise da implantação do modal dutoviário no transporte de grãos do Centro-Oeste

Autores/as

  • André Augusto Nóbrega Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás https://orcid.org/0000-0002-3846-5343
  • Victoria Gabrielle Sousa Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Yuri Sotero Bomfim Fraga Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-0426-4615
  • Geovanna Santos Pignata Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Felipe Barbosa Cobalchini Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v20i1.2063

Resumen

O transporte das cargas para exportação da produção agrícola da região Centro-Oeste do Brasil acontece geralmente por meio do modal rodoviário; entretanto, a baixa infraestrutura rodoviária inviabiliza essa modalidade. Sendo o Centro-Oeste o principal polo agrícola brasileiro e a fim de melhores resultados relacionados ao aumento quantitativo de produtos transportados, minimização de tempo e maior assertividade dos processos de escoamento, esta pesquisa objetiva apresentar e estabelecer condições entre demanda e transporte de grãos na região Centro-Oeste e sugerir uma proposta de implantação do modal dutoviário que atenda o maior polo produtor de grãos, a fim de contribuir para uma logística de transporte eficiente, ponderando as problemáticas enfrentadas pelo transporte rodoviário. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os modais rodoviários e dutoviários através da consulta a materiais informativos sobre produção e transporte de grãos da região Centro-Oeste. Observou-se que o maior produtor de grãos da região é o Mato Grosso, portanto a dutovia proposta originaria em Sorriso-MT, tendo um terminal em Rio Verde-GO, seguindo até os terminais marítimos do Porto de Santos-SP. Para a escolha desse trajeto, foram levados em consideração a magnitude de produção e o relevo. Foi possível concluir que a utilização do modal dutoviário aumentaria significativamente o escoamento de grãos na região, além da melhor qualidade do produto exportado.

Biografía del autor/a

André Augusto Nóbrega Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), mestrado em Engenharia Civil - Geotecnia também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geologia de Engenharia, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Aplicada à Mineração e Pavimentação, atuando principalmente nas seguintes áreas: barragens de rejeito, estabilidade, ensaios de laboratório, caracterização geotécnica e tecnológica de solos, resíduos industriais e de mineração, reciclagem e reaproveitamento de resíduos e gestão de pavimentos.

Victoria Gabrielle Sousa Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduanda em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Yuri Sotero Bomfim Fraga, Universidade de Brasília

Doutorando e mestre (2019) em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2018), pós-graduando em Especialização em Engenharia de Estruturas de Concreto Armado pela Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016) e em Inglês pelo Fisk (2012). Possui experiência na construção, orçamento e planejamento de conjuntos habitacionais populares, edificações verticais de alto padrão e Obras de Arte Especiais - OAEs, além de atuação como docente nas disciplinas Geometria Construtiva, Projeto Arquitetônico, Hidráulica, Hidrologia Geral, Instalações Elétricas, Instalações Hidráulicas, Prevenção e Combate de Incêndio e SPDA e Materiais de Construção I e II. Em 2019 atuou como professor substituto do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB na área de sistemas construtivos e materiais de construção e atualmente desenvolve projetos de engenharia (arquitetônico, elétrico, hidrossanitário e combate a incêndio) com auxílio dos softwares Revit, QiElétrico e QiHidrossanitário. Os principais temas de pesquisa são: materiais cimentícios suplementares, nanomateriais, concreto de alto desempenho, microestrutura do concreto e tecnologia BIM.

Geovanna Santos Pignata, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduanda em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Felipe Barbosa Cobalchini Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduando em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Citas

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Publicado

2023-04-20

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Número

Sección

Artigos