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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Reserva-se ao Editor o direito de fazer revisão dos aspectos linguísticos, da tradução e das normas técnicas dos artigos. Se essas alterações forem feitas antes da publicação, o(s) autor(es) receberá(ão) uma prova para revisão, que, devidamente validada, deverá retornar em até cinco dias úteis, a contar do recebimento. Se as indicações não forem encaminhadas dentro do prazo indicado, os artigos serão publicados conforme o texto encaminhado ao(s) autor(es);

2. NÃO serão cobradas dos autores, taxas de qualquer natureza, para submissão ou publicação de artigos.

 

Revisão por pares

Os textos são submetidos à avaliação de dois consultores pareceristas, provenientes de instituição diferente daquela do(s) autor(es), em um processo cego, no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos:

  • Adequação do título ao conteúdo;
  • Estrutura da publicação;
  • Clareza e pertinência dos objetivos;
  • Metodologia;
  • Resultados e discussão;
  • Informações inteligíveis;
  • Citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista, e
  • Pertinência à linha editorial da publicação.

Os consultores preenchem um formulário de parecer (encaminhado pelo Editor), aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Todo parecer incluirá sua fundamentação. Esse processo de avaliação inicial pode durar em média três (3) meses.

O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos autores e suas afiliações.

Após pareceres dos consultores o manuscrito é avaliado pelo Editor que pode solicitar outros ajustes antes da aprovação final.

Em alguns casos, o editor pode ainda solicitar pareceres do Conselho Editorial antes da decisão pela aprovação ou rejeição do artigo.

Em caso de identificação de plágio no manuscrito, tanto pelos avaliadores como pelos editores, a submissão será rejeitada e arquivada e os autores informados.

A decisão editorial é então comunicada ao(s) autor(es).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Deve ser elaborado em formato Microsoft Word ou compatível, com extensão mínima de 15 (quinze) páginas máxima de 26 (vinte e seis), já incluindo as Referências.

  2. As páginas, no tamanho A4, deverão ser formatadas com margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2,5 cm (direita e inferior) e numeradas à direita e acima (com exceção da 1ª página).

  3. A digitação deverá ser na fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre as linhas de 1,5 cm no texto e tamanho 10 (com espaço simples) para as citações longas (que devem ter recuo de 4 cm) e notas de rodapé.

  4. Os originais deverão conter título do artigo (com estilo da fonte normal ou regular e com letras maiúsculas e minúsculas), nome(s) do(s) autor(es) e, em nota de rodapé, titulação, afiliação institucional e o nome da instituição, endereço(s) eletrônico(s), além de informações sobre o apoio do projeto (opcional).

  5. Antes do corpo textual, os artigos deverão apresentar resumo com até 250 (duzentas e cinquenta) palavras, 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, abstract e keywords.

  6. As ilustrações (gráficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, figuras), em alta resolução, deverão ser enviadas em arquivo específico e separado e não apenas inseridas no corpo do trabalho.

  7. Reserva-se ao Editor o direito de fazer a revisão dos aspectos linguísticos, da tradução e das normas técnicas dos artigos.

  8. O texto deverá seguir as normas vigentes da ABNT.

  9. Deverão ser realizados no site https://seer.faccat.br/index.php/coloquio o cadastramento do autor e a submissão de artigos.

  10. Artigos publicados implicarão automática cessão de direitos autorais à revista Colóquio.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.