Na feira da UFRB é mais barato: análise comparativa de preços entre canais de comercialização
DOI:
https://doi.org/10.26767/colquio.22.3701Resumo
Este trabalho aborda as temáticas da agricultura familiar e a comercialização, uma área de grande relevância devido sua capacidade de promover o desenvolvimento econômico local, garantir a segurança alimentar, preservar práticas mais sustentáveis e tradições culturais das comunidades rurais. Com base nisso, este estudo tem como objetivo compreender o preço dos produtos praticados pelos agricultores familiares na feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e compará-los a outros canais de comercialização no município de Cruz das Almas, no estado da Bahia. A pesquisa foi conduzida utilizando uma abordagem mista, envolvendo a feira da UFRB, outras duas feiras e dois supermercados do município. Os dados foram coletados em três momentos, inicialmente foram levantados os preços dos produtos da feira da UFRB por meio de banco de dados disponível pelo projeto de extensão ao qual a Feira está vinculada. Posteriormente, foi realizada a coleta de dados nos dois supermercados e outras duas feiras. No terceiro momento foram realizadas entrevistas semiestruturadas com feirantes da UFRB. Os principais resultados indicam que a maioria dos feirantes utilizam custos de produção como principal estratégia de fixação de preços. Além disso, dentre os produtos analisados, os preços praticados na feira da UFRB são mais baratos quando comparados a outros canais de comercialização. Contudo, verificou-se que a pré-concepção que se tem que os produtos na Feira da UFRB são mais caros que os nos outros canais é equivocada, pois tal fato não foi constatado nos produtos analisados.
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