Boas práticas e desempenho escolar nos anos iniciais

um estudo sobre escolas eficazes em contextos de vulnerabilidade social

Autores

Resumo

Este artigo objetiva investigar a contribuição das boas práticas para a melhoria do desempenho escolar na Educação Básica, anos iniciais das escolas municipais de Santo André. A pesquisa investiga quais práticas foram eficazes em escolas que superaram as metas do Ideb nos ciclos de 2017, 2019 e 2021, com atenção aos fatores que apoiaram o desempenho em regiões de vulnerabilidade socioeconômica. Utilizando uma abordagem exploratório-descritiva e qualitativa, o estudo realiza uma revisão bibliográfica que permite uma análise ampla dos fenômenos em questão. Os resultados identificam as boas práticas como intervenções que contribuem direta ou indiretamente para o alcance dos objetivos educacionais. Fatores de alto desempenho incluem ações, contextos, características, práticas, atitudes e recursos que suportam ou superam as metas escolares estabelecidas. As evidências apresentadas neste estudo oferecem orientações para gestores de escolas em contextos de vulnerabilidade, auxiliando no alcance dos objetivos de aprendizagem.

Palavras-chave: Boas práticas educacionais; Gestão escolar; Equidade na educação; Vulnerabilidade social; Avaliação educacional

Biografia do Autor

Carolina Rehder Lacerda Monteiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Educação pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Professora na Rede Municipal da Prefeitura de Santo André.

Valdirene Rodrigues Costa , Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutoranda em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Diretora Escolar na Rede Municipal de São Caetano do Sul.

Marco Wandercil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação “Docência e Gestão Educacional” da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação ‘Docência e Gestão Educacional’ da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Eliane Cristina Prudencio, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Rede Municipal de Jaguariúna

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Monteiro, C. R. L. ., Costa , V. R. ., Wandercil, M., Garcia, P. S., & Prudencio, E. C. (2025). Boas práticas e desempenho escolar nos anos iniciais: um estudo sobre escolas eficazes em contextos de vulnerabilidade social. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 290–304. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3817

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)