Aspecto socioemocional e os reflexos da pandemia do COVID-19 em estudantes da 3ª série do Ensino Médio

Autores

  • Mariana Consulmagno Fávero Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Luiz Francisco Alves Fazza Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Douglas Rodolfo Papale Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Caroline Medeiros Martins de Almeida Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

As escolas no Brasil foram desafiadas a implementar soluções que desenvolvam as competências e habilidades necessárias aos estudantes, criando uma base de adaptação rápida, sistematizada e com o desabrochar para uma nova visão de organização. O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos ocasionados pela pandemia do COVID-19 nas aprendizagens e no desenvolvimento da competência socioemocional dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio em decorrência do isolamento social e as mudanças e adaptações do ano letivo para um modelo híbrido e multimodal. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa. Está descrito a partir da ótica docente, do professor de Biologia e da Orientadora de Aprendizagem da Unidade III referente a observações nas cinco turmas da 3ª série do Ensino Médio. A agilidade da escola, da equipe gestora e dos professores frente a pandemia está permitindo que os estudantes concluam seu período escolar. As avaliações para compreender as competências socioemocionais estão sendo importantes para orientar a equipe pedagógica e os professores, fortalecendo assim o avanço formativo dos estudantes, identificando suas fraquezas e ajustando os problemas detectados.

Palavras-chaves:Socioemocional. Pandemia. Ensino Médio. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Mariana Consulmagno Fávero, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Cursando Mestrado Profissional em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

Luiz Francisco Alves Fazza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Cursando Mestrado Profissional em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

Douglas Rodolfo Papale, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Cursando Mestrado Profissional em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil com período sanduíche pelo PDSE/CAPES na Universidade do Porto - Portugal (2018). Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, integrando a linha de pesquisa Gestão Escolar e Universitária. Participa do setor da Formação Docente, no Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação - NIAF na UNISINOS.

Referências

AGRA, G.; FORMIGA, N. S.; OLIVEIRA, P. S.; COSTA, M. M. L.; FERNANDES, M. G.M. Análise do conceito de aprendizagem significativa à luz da Teoria de Ausubel. Rev. Bras. Enferm, p. 258-265, 2019.

BARONE, P. M. V. B. Três questões para repensar o Brasil. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.

BIESTA, G. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. (tradução de Rosaura Eichenberg). Coleção Educação: Experiência e Sentido. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BORBA, G. S. A transformação no ensino superior não está na tecnologia, está nos professores. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação (BNCC). Ministério da Educação, Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

BRASIL. Parecer Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação, Brasília, CNE/CEB nº 5/2011. Aprovado em: 4/5/2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8016-pceb005-11&Itemid=30192>. Acesso em: 24 de nov. 2020.

CARVALHO, R. S.; SILVA, R. R. D. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, n.63, p.173-190, 2017.

CARVALHO, M. T. Desafios da gestão educacional no pós-pandemia. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.

CORRÊA, C. R. G. L. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicologia Escolar e Educacional, v.21, n.3, p.379-386, 2017.

COSTIN, C. Desafios da educação no Brasil após a Covid-2019. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.

DIB, C. Aula online: e agora? In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.

FACCI, M. G. D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cad. Cede, Campinas, v.24, n.62, p.64-81, 2004.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009.

KLEIN, L. F. A educação Integral segundo a Pedagogia Inaciana. In: Conferência proferida no I Encontro Virtual de Diretores Acadêmicos da FLACSI, 2017.

MINI, G. Sobre não deixar nenhuma família para trás. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.

PIANGERS, M. Anita vai à escola. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.

PRADO, S.; AMOROSO, S. A inteligência socioemocional e a aprendizagem. In: Anais do ICESP – Promove. Simpósio de TCC e Seminário de IC. 2015. Disponível em: <http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/53a5d6af39c3bff921c6a9345a2b7335.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2020.

RJE, Rede Jesuíta de Educação. Projeto Educativo Comum - PEC. Rede Jesuíta de Educação. Rio de Janeiro: Ed. Edições Loyola, 2016.

SALLES, V.; MATOS, E. A teoria da complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia. Rev. Bras. Ens. Cien. Tecnol., v.10, n.1, p.1-12, 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Práticas educacionais e inovação em tempos de isolamento social (artigos completos e relatos)