Arte e tecnologia: o papel extensionista de um coral universitário durante a pandemia do Covid-19

Autores

  • Leonardo Rocha de Almeida Prefeitura Municipal de Porto Alegre Universidade La Salle Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre http://orcid.org/0000-0002-8116-7405
  • Marco Gil Reis de Sá Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Marcelo Rabello dos Santos Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre https://orcid.org/0000-0001-6597-9422

Resumo

Este artigo apresenta e discute a experiência de um coral universitário durante o período de atividades remotas devido a pandemia de Covid 19 em 2020. No período abordado foi adotado um método assíncrono de aprendizado musical. Os vídeos gravados pelos participantes com suas performances individuais foram reunidos e editados, resultando em performances coletivas virtuais de canções relacionadas ao tema esperança. O engajamento dos participantes foi preservado, permitindo que o grupo desenvolvesse competências tecnológicas. Houve uma aproximação entre os saberes tradicionais do canto coral e aqueles relacionados à cultura digital, resultando em novas formas de conhecimento e na disseminação das apresentações no formato virtual. No total, foram 363 vídeos enviados por participantes, compilados em 7 apresentações virtuais. As produções audiovisuais atingiram um total de 10.489 visualizações no final de novembro de 2020. Considera-se que o projeto continuou a exercer seu papel extensionista durante a pandemia, contribuindo na aproximação entre academia e sociedade.

Biografia do Autor

Leonardo Rocha de Almeida, Prefeitura Municipal de Porto Alegre Universidade La Salle Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutorando em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle/RS). Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Especialista em Mídias na Educação, Informática Instrumental para Professores da Educação Básica e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagogo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - Laureate International University (UniRitter). Atualmente, professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Porto Alegre. Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas redes municipais de Sapucaia do Sul, Guaíba e na rede estadual do Rio Grande do Sul (RS); Foi tutor dos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER. Atuou como bolsista de ensino UNASUS/UFCSPA na revisão de materiais e ministrando formação continuada para docentes. Tem interesse nos seguintes temas: Didática, Alfabetização, práticas inovadoras.

Marco Gil Reis de Sá, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Participa de diversos projetos de extensão institucional, como: 1) Programa de Doutores-palhaços da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre: uso do riso como instrumento terapêutico; 2) Oficina de Dissecação; 3) Coral Universitário da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Ex-aluno do Colégio Militar de Porto Alegre, com distinções na área acadêmica e esportiva.

Marcelo Rabello dos Santos, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Graduado em Música com habilitação em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2003. Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 2019. Atua como regente do Coral UFCSPA e da Banda Comunitária da UFCSPA.

Referências

ALMEIDA, L. R.; SANTOS, M. R.; SANTOS, C. A. S. Dinâmicas e estratégias de um coral universitário na pandemia de COVID-19. In: 12º SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020, Uruguaiana. Anais... Uruguaiana: UNIPAMPA, 2020. v. 12. p. 1-2. Disponível em: http://https//ei.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/22772/etp2_resumo_expandido_22772.pdf Acesso em 16 dez. 2020.

FUCK, R. S.; ALMEIDA, L. R.; PEREIRA, L. P. Avaliação de objetos de aprendizagem sobre equações do 1º grau: um estudo de caso com professores de matemática. Renote, v. 15, p. 1-11, 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75160/42592 Acesso em 16 dez. 2020.

HANTRAIS, L.; ALLIN, P.; KRITIKOS, M.; SOGOMONJAN, M., ANAND P. B.; LIVINGSTONE, S.; WILLIAMS, M.; INNES, M. Covid-19 and the digital revolution. Contemporary Social Science, 2020. DOI: 10.1080/21582041.2020.1833234

NOGUEIRA, C. C.; VAS, B. B. Percepções sobre ciberespaço e territorialidade digital: estudo exploratório com foco em aspectos socioculturais presentes na deep web e dark web. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 272-304, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p272

PEREIRA, E.; VASCONCELOS, M. O processo de socialização no canto coral: um estudo sobre as dimensões pessoal, interpessoal e comunitária. Musica Hodie, vol. 7, n.1, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/1763/12192 Acesso em: 30 nov. 2020

SÁ, M. G. R. de; ALMEIDA, L. R. Coral UFCSPA: construindo o amor. In: XV Salão de Extensão - Feevale, 2019, Novo Hamburgo. Anais... Novo Hamburgo: Feevale, 2019. v. XV. p. 25. Disponível em: www.feevale.br/Comum/midias/ca16d471-aba6-490d-b4b8-a17ba28cbcae/Salao%20de%20Extensao%202019.pdf Acesso em: 22 set. 2020

SANTOS, M. R. ALMEIDA, L. R. Coral UFCSPA: Cinco Anos de Inquietação. In: IV Encontro de Pesquisas Históricas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Anais... Porto Alegre: PPGH/PUCRS, 2017a. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/ephis/assets/edicoes/2017/arquivos/1.pdf Acesso em: 29 out. 2020

SANTOS, M.R. ALMEIDA, L. R. O Coral UFCSPA e o uso das tecnologias para uma inclusão na contemporaneidade. REDIN, v. 6, n. 1, 2017b. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/629 Acesso em: 30 out. 2020

SILVA, D. R. C.; ALMEIDA, L. R. Cyber educação: o relato da utilização da ferramenta plickers na graduação de design de moda. Redin, v. 9, p. 1-11, 2019 Disponível em: http://https//seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1556/1013 Acesso em 16 dez. 2020.

SOUSA, I. L.; NAKASHIMA, R. H. R.; JUNIOR, D. V. R. Compromissos da extensão universitária: entre territorialidades do saber e “síntese cultural”. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.14, 2019. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1388. Acesso em: 29 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Práticas educacionais e inovação em tempos de isolamento social (artigos completos e relatos)