ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO COLABORADOR NA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ÁGRARIAS
Resumo
O curso da Licenciatura em Ciências Agrícolas, visa apropriar os estudantes para uma pratica pedagógica ampla e completa. Nisso, no curso, umas das disciplinas fundamentais para que o estudante possa estar inserido a essa pratica de ensino é o estágio supervisionado. O mesmo possui
4 módulos de aprendizagem e nestes módulos se encontra o estágio de observação, estágio de planejamento, estágio de regência e estágio de reflexão. No estágio de observação se escolhe a área a ser desenvolvida, observando as aulas dos docentes das disciplinas. Logo após escolher a área de atuação, será realizado um planejamento prévio de atividades no estágio de planejamento, que será aplicado na regência. Sabendo disso, em uma das atividades de propostas para o estágio de planejamento era a elaboração de materiais didáticos para o ensino de reprodução de plantas e composição de sementes, que possui uma relevância para a disciplina que poderá ser usada para outras turmas, ideias para a realização em outras instituições e caráter formativo dos conhecimentos para o curso Técnico em Agropecuária formados pela instituição. A área escolhida e as aulas observadas no estágio de observação foi a disciplina de culturas anuais, inserida no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da instituição de ensino Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. No planejamento os materiais didáticos e as aulas expositivas-dialógicas foram elaboradas e na regência foi aplicado aos estudantes. Os materiais elaborados foram uma caixa didática de sementes, contendo várias espécies de plantas usadas nas culturas anuais, elaboração de material visual como apresentações, elaboração de exercícios de fixação e atividade prática realizada com a docente da disciplina. A aplicação das aulas com os materiais elaborados se deu no período de abril a junho de 2018, com os estudantes do segundo ano do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de forma expositiva dialógica em sala de aula e apresentando os materiais conforme a organização apresentada no plano de aula. Houve uma contribuição significativa para a construção do conhecimento dos estudantes quanto a formação e facilidade no aprendizado, quanto para a Licencianda em Ciências Agrícolas na elaboração e aplicação deste material para os estudantes e disponibilizar modelos de criação de mostruário de sementes para a aplicação deste modelo em outros locais de ensino.Downloads
Publicado
2018-11-12
Edição
Seção
Artigos (temáticas livres)