COMO É QUE O ALUNO APRENDE?
Resumo
O texto se constitui em torno da pergunta, como é que o aluno aprende? Responder a essa questão é um processo de aprendizagem, pois não temos uma tecla que ao ser acionada nosso cognitivo aprende, precisamos fazer parte das transformações para entender como é que se aprende. Para aproximar-nos de uma possível resposta, consideramos os objetivos específicos: inserir-se na realidade escolar para coletar dados sobre a compreensão que alguns professores possuem sobre o processo de aprender; apontar semelhanças e diferenças nos argumentos apresentados pelos professores entrevistados; analisar as respostas por questão e por professor para verificar as respostas e se remetem as teorias estudadas. A análise das respostas tem como propósito estabelecer reflexões de como é que o professor define, se percebe e vê o aluno no processo de aprendizagem. Para a coleta dos dados definimos como técnica a entrevista com questões semiestruturadas direcionando as falas deixando o discurso livre possibilitando uma interação próxima entre pesquisador e pesquisado. Garantimos ao entrevistado a não identificação pessoal e o sigilo quanto às informações. Assim, para os professores entrevistados utilizaremos a inicial “P” seguida de um número. Não podemos afirmar apenas uma resposta, pois cada ser humano aprende na viva em vida. Entender como o aluno aprende, não poderia ser esgotado as respostas nestas poucas páginas, há muito que pesquisar e aprofundar, considerando que aprender é vida.Downloads
Publicado
2018-11-12
Edição
Seção
Artigos (temáticas livres)