AS CONTRIBUIÇÕES DA POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL DE PALHOÇA - SC NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

Autores/as

  • Suani dos Santos
  • Maria Aparecida Francisco
  • Graziela Raupp
  • Odimar Lorenzet

Resumen

Este estudo aborda o tema formação continuada do professor e seus reflexos, proposta pela Universidade Unigrendal, com foco no aperfeiçoamento dos conhecimentos e qualificação dos profissionais. Esta pesquisa objetivou analisar a formação continuada e seus encaminhamentos para re(pensar) as práticas. Projeto este que foi instituído no município no ano de 2017 com a colaboração da Profª. Msc. Mariah Terezinha do Nascimento e pelo Profº. Mesc. Fábio Henrique Pereira. Foram sujeitos da pesquisa professoras efetivas na rede pública de Palhoça mestrandas do curso de Ciências da Educação da Universidade Unigrendal. A pesquisa foi realizada após a conclusão do primeiro semestre do curso de mestrado. Foram elaboradas questões que serviram como suporte da pesquisa para analisar os reflexos da formação continuada na prática dos docentes, além de tentar compreender a prática docente e como esta influência nas relações, os impactos ocasionados nas relações de ensino-aprendizagem, bem como aprofundar os conhecimentos que estiveram embasando a formação ofertada. Por acreditar que o professor é um sujeito que age e reflete sobre suas práticas, bem como um profissional que busca o novo e a formação continuada, ações indispensáveis para mudar muitas vezes o seu grau de insatisfação, ou acrescer a informação e conhecimento as suas crianças, pois estes sujeitos estão em processo de apropriação, mediante aprendizagens significativas e possuem uma necessidade constante de novos saberes. Temos como suporte para a formação continuada as referências teóricas de José Carlos Libâneo (2013), Antonio Nóvoa (2002), Dermeval Saviani (2009). Por meio das análises realizadas a partir das entrevistas realizadas, podemos considerar que o curso de formação está proporcionando o aprofundamento teórico e prático das relações pedagógicas, que serão apresentadas no decorrer deste estudo, além de uma reflexão sobre a emergência de uma Política Pública Municipal de Educação de Palhoça.

Publicado

2017-11-10