WEBQUEST COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Autores/as

  • Patrícia Zanon Peripolli
  • Luciane de Avila Botton
  • Cláudia Smaniotto Barin

Resumen

Vivemos numa sociedade capitalista que busca o lucro e acúmulo de capital, sendo necessário que as pessoas desenvolvam a capacidade de administrar seu futuro financeiro de forma equilibrada. Para que o cidadão desenvolva tais habilidades é preciso que a educação financeira perpasse todos os níveis de ensino, o que requer dos professores uma formação que os possibilite ensinar a matemática financeira direcionada para a realidade e o contexto do mundo atual, saindo da rotina de trabalhar com exercícios irreais muitas vezes propostos nos livros didáticos. Nesse sentido, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem possibilitar aos professores e estudantes uma nova forma de ensinar e aprender, de realizar associações, compreender e transpor o conhecimento da matemática financeira aprendidos na escola, em suas finanças pessoais, tornando um cidadão educado financeiramente capaz de organizar e planejar seu futuro financeiro. Neste contexto, o presente trabalho visa apresentar uma proposta metodológica para o ensino de matemática financeira desenvolvida para um curso de capacitação de professores na modalidade de curso privado online. Os pressupostos teórico-metodológicos estão embasados no Design Based Research, que propende a melhoria das práticas educacionais por meio de análises iterativas de design, desenvolvimento e implementação. Assim, discutimos a inserção da metodologia Webquest como elemento de flexibilização do ensino, que por meio da resolução de problema propicia o desenvolvimento do espírito investigativo, criativo e reflexivo, considerando o universo no qual o estudante encontra-se envolvido, ou seja, de consumidor e gerenciador de seus recursos financeiros.

Publicado

2017-11-10