OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA

Autores/as

  • Aline Marcelino dos Santos Silva
  • Fermín Alfredo Tang Montané

Resumen

As Tecnologias Digitais estão inseridas cada vez mais nas salas de aula. Neste sentido, a qualidade dos recursos digitais utilizados deve ser uma questão a ser refletida. Desta forma, este trabalho busca evidenciar a necessidade de utilizar Objetos de Aprendizagem (OA) baseados em teorias cognitivas. A Teoria da Aprendizagem Multimídia foi utilizada para aprimorar OA, a fim de minimizar a sobrecarga cognitiva, que pode ser criada no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa descreve o aprimoramento de dois OA e apresenta uma breve avaliação realizada por professores sobre estes OA. O ambiente de programação Scratch foi utilizado para o aprimoramento dos OA digitais. O primeiro momento da pesquisa contou com a escolha de OA sobre a temática Átomos, disponíveis no portal do Scratch. Em seguida, os OA foram avaliados por três professores de Ciências por meio de um questionário. A partir desta pesquisa foi possível descrever o processo de aprimoramento de OA com base em princípios da Teoria da Aprendizagem Multimídia. Considera-se que os princípios desta teoria são norteadores para a elaboração e aprimoramento de OA, minimizando o processo de sobrecarga cognitiva. Os dois OA aprimorados nesta pesquisa estão pautados nos princípios desta teoria, de acordo com a breve avaliação realizada pelos professores. Espera-se que o trabalho contribua com a elaboração de OA baseados em teorias cognitivas, a fim de que as habilidades cognitivas sejam desenvolvidas pelos alunos com a utilização destes recursos no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2017-11-10