VALIDAÇÃO DE UM APLICATIVO DE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA ESCOLARES DA CIDADE DE FORTALEZA/CE.

Autores/as

  • Ana Jéssica dos Santos Sousa
  • Gisele Maria Melo Soares Arruda
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena

Resumen

Descrever a validação de um aplicativo de educação postural para escolares da cidade de Fortaleza/CE. Pressuposto Teórico: A elevada incidência de desvios posturais na infância é um desafio para os profissionais de saúde e educação. Diante disso, o uso de ferramentas tecnológicas, enquanto metodologia de aprendizagem, torna-se importante na prevenção de agravos posturais. Metodologia: Trata-se de pesquisa descritiva e longitudinal de produção tecnológica de um aplicativo multimídia de educação postural, intitulado “UP - Us Posture”, desenvolvido na Universidade Federal do Ceará. O processo de validação ocorreu pelo julgamento de especialistas nas áreas de saúde postural, educação e/ou desenvolvimento tecnológico. O instrumento de avaliação, considerando aspectos educacionais, os recursos didáticos e a interface do layout do aplicativo, foi adaptado de duas rubricas de avaliação utilizando a escala de Linkert. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e do índice de Kappa. Resultados Obtidos: Os critérios de download e apresentação/funcionamento foram considerados adequados (66,7%) com concordância moderada. No critério de aspectos pedagógicos 1 (Instrução e motivação), aspectos pedagógicos 2 (Adaptação e relevância do conteúdo) e aspectos pedagógicos 3 (interação), os avaliadores julgaram (100,0%), (83,4%) e (66,7%) adequados com objetivo, com perfeita, forte e moderada concordância, respectivamente. A inovação e o design foram avaliados como parcialmente adequados (50,0%) com moderada concordância. Por fim, todos os experts declararam alta satisfação com o aplicativo multimídia. Diante da alta concordância dos critérios avaliados, percebe-se a importância de ferramentas tecnológicas na promoção de saúde e prevenção de agravos da postura de escolares.

Publicado

2018-09-04