AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS: ANÁLISE DE MODELO BASEADO NA REAÇÃO DO USUÁRIO

Autores/as

  • Sandro Olimpio Silva Vasconcelos
  • Emmanuel Silva Marinho

Resumen

A escola deve ter como desígnio, propiciar ambientes de aprendizagem que permitam ao aluno, compreender o que faz e perceber sua capacidade de produzir algo novo com base na exploração de seus conhecimentos, utilizando as ferramentas tecnológicas. Jogos são comuns à prática educacional e na forma digital há considerável acervo aplicável em diversas disciplinas e níveis de ensino. Os jogos, enquanto objetos educacionais podem beneficiar os processos de ensino e aprendizagem, no entanto, não há certeza sobre o grau de contribuição da maioria desses jogos para a aprendizagem, emergindo assim, a necessidade da prática de avaliação educacional desses objetos. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou analisar um modelo de avaliação de softwares educacionais desenvolvido por Savi e colaboradores. A presente pesquisa é de natureza aplicada, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, adotando as categorias de análise conforme quadro da reação do usuário do modelo de avaliação de Kirkpatrick. Foi aplicado questionário com os alunos, abordando o uso do jogo, o desempenho dos alunos ao jogar, a afinidade com os conteúdos estudados e a usabilidade do jogo. Concluiu-se que a aplicação do referido modelo de avaliação proporciona ao docente uma percepção mais aprofundada da experiência particular dos alunos, quando do uso de determinado software educacional. Permite que a escolha por outros softwares seja mais criteriosa e adequada aos propósitos educacionais, possibilitando ao docente uma atuação consciente no tangente aos objetos educacionais e suas capacidades de fomentar aprendizagem.

Publicado

2017-11-10