PROGRAMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA RECOGNITIVA OU INVENTIVA?

Autores

  • Rafael Schilling Fuck Rede Municipal de Educação de Canoas
  • Leonardo Rocha de Almeida Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Resumo

Atualmente, observamos um crescente interesse pelo ensino e aprendizagem de programação de computadores. Nesse contexto, uma das questões que emerge é o problema da cognição mediada por ambientes de programação. Desse modo, o objetivo do artigo é problematizar a atividade de programar, sob a perspectiva da Cognição Inventiva. Para atendê-lo, expomos, inicialmente, os conceitos-ferramenta relativos à Cognição Inventiva. Em seguida, apresentamos uma discussão acerca da atividade de programação promovida por algumas iniciativas disponíveis no ciberespaço e, por fim, ampliamos a discussão acerca da relação entre programação e cognição. Diante da atual necessidade de inovações nas práticas pedagógicas, problematizar a cognição mediada por tecnologias digitais é uma atitude essencial para o desenvolvimento de práticas inventivas e originais, que superem o modo hegemônico do conhecer representativo.

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Publicado

2016-11-22