PROGRAMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA RECOGNITIVA OU INVENTIVA?
Resumen
Atualmente, observamos um crescente interesse pelo ensino e aprendizagem de programação de computadores. Nesse contexto, uma das questões que emerge é o problema da cognição mediada por ambientes de programação. Desse modo, o objetivo do artigo é problematizar a atividade de programar, sob a perspectiva da Cognição Inventiva. Para atendê-lo, expomos, inicialmente, os conceitos-ferramenta relativos à Cognição Inventiva. Em seguida, apresentamos uma discussão acerca da atividade de programação promovida por algumas iniciativas disponíveis no ciberespaço e, por fim, ampliamos a discussão acerca da relação entre programação e cognição. Diante da atual necessidade de inovações nas práticas pedagógicas, problematizar a cognição mediada por tecnologias digitais é uma atitude essencial para o desenvolvimento de práticas inventivas e originais, que superem o modo hegemônico do conhecer representativo.Descargas
Publicado
2016-11-22
Cómo citar
Fuck, R. S., & Almeida, L. R. de. (2016). PROGRAMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA RECOGNITIVA OU INVENTIVA?. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 5(1). Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/445
Número
Sección
Artigos (temáticas livres)