AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS INTEGRADAS À CULTURA ESCOLAR

Autores/as

  • Luciane Porto Frazão de Sousa Universidade Cândido Mendes Secretaria Municipal de Educação/Rio de Janeiro

Resumen

A realidade das escolas é que seus alunos são cada vez mais heterogêneos. Alunos de diversas culturas, de diferentes classes sociais, com níveis diferentes de habilidades e competências encontram-se na mesma sala de aula para participar juntos do processo de aprendizagem. Esse primeiro aspecto já denota um ambiente inclusivo em seu alicerce. Porém, o fenômeno é relativamente recente, antes das décadas de 1960/1970, os alunos oriundos de camadas sociais desfavorecidas não prosseguiam em seus estudos por muito tempo e os alunos que tinham algum tipo de deficiência contavam com instituições especializadas de Educação Especial. Foi nas últimas três décadas que surgiu um movimento, com a participação de diversos setores políticos e sociais, exigindo o direito à igualdade social e educacional e defendendo a necessidade de uma escola inclusiva.

Publicado

2016-11-22