FORMAÇÃO CONTINUADA E USO DE TECNOLOGIAS POR EGRESSOS DO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS SERTÃO

Autores/as

  • Cristiane Longaray Radke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão
  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão

Resumen

Este trabalho apresenta considerações acerca da formação continuada de docentes para a educação profissional e o uso de tecnologias. Partindo-se do pressuposto que a educação profissional apresenta uma conjuntura formada por professores com diversas formações e procedências. A metodologia empregada remete a um estudo de caso com abordagem qualitativa. O material de pesquisa foi produzido a partir da aplicação de questionários e realização de entrevistas envolvendo 48 egressos do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional, formados no período de 2010 a 2014 no IFRS Campus Sertão/RS. Nos resultados apurados, verificou-se que o professor da educação profissional atua como responsável pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional tendo como base seus conhecimentos contínuos. Esta postura se deve as transformações promovidas pelas inovações tecnológicas, as quais têm exigido à incorporação destes recursos tecnológicos à prática educativa.

Publicado

2016-11-22