Singularidades formativas: o estágio de docência na pós-graduação stricto sensu em Educação

Autores/as

  • Maycon de Souza Silva Cunha Gregório Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Martha Maria Prata Linhares Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão sobre a experiência do estágio de docência, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, no contexto do doutorado, com ênfase na integração de tecnologias digitais como recurso para formação e prática docente na licenciatura em física. O estudo se constrói a partir da interação entre formador e um licenciando, ambos com vivências docentes, ao longo de uma disciplina organizada de modo dialógico e centrada nos anseios do futuro professor. A partir da análise de registros de respostas às perguntas formuladas ao licenciando evidenciou-se que o contato próximo, a adaptação das atividades e o incentivo à experimentação com recursos digitais contribuíram para a aprendizagem e proporcionaram a formação do licenciando. Trata-se de uma experiência singular, desenvolvida com apenas um licenciando, o que revela o valor formativo presente também em configurações educativas diferenciadas. Por fim, destaca-se a importância de ampliar o debate sobre estratégias de formação docente que dialoguem com os desafios e possibilidades do ensino de física na era digital.

Palavras-chave: Formação docente; Tecnologias digitais; Estágio docente; Prática docente; Ensino de física.

Biografía del autor/a

Maycon de Souza Silva Cunha Gregório, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Martha Maria Prata Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM).

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

de Souza Silva Cunha Gregório, M., & Prata Linhares, M. M. . (2025). Singularidades formativas: o estágio de docência na pós-graduação stricto sensu em Educação. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 497–517. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4043