RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFERSA.

Autores/as

  • Kátia Cilene da Silva
  • Almir Nazareno dos Santos Moura Junior

Resumen

O presente projeto de pesquisa apresenta resultados de uma pesquisa que enfocou a avaliação de desempenho (AD) como um instrumento utilizado para identificar problemas na gestão de pessoas. Realizou-se um estudo de caso que utilizou entrevistas individuais com os gestores e aplicação de questionário com a gestão intermediária e com os colaboradores do Núcleo de Educação à Distância (NEaD) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), contemplando profissionais das áreas administrativa e financeira, bem como das diversas áreas técnicas da equipe multidisciplinar, responsáveis pela operacionalização dos processos. Para análise dos dados, utilizou-se a correlação entre os dados tabulados coletados através da entrevista e do questionário. A análise dos dados indicou que alguns dos problemas identificados pelos gestores não são confirmados na percepção dos colaboradores da equipe. Já os membros da gestão intermediária, quando comparados ao restante da equipe, conseguem perceber os problemas identificados pelos gestores, porém de forma minimizada. Os dados sugerem que os resultados da AD podem ser utilizados na resolução de problemas na gestão de pessoas apenas quando indicadas as dimensões de cada questão que realmente pode ser considerada como problema para que, a partir daí, sejam sugeridas as estratégias de resolução destes problemas.

Publicado

2015-11-17