Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto

Autores/as

Resumen

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise reflexiva acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto, considerando que esse formato de ensino traz consigo desafios aos professores e aos estudantes, ainda mais quando se trata do componente curricular Matemática, o qual é permeado de particularidades. Para a produção dos dados foi aplicado um questionário online aos estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola localizada no sul do Rio Grande do Sul; este questionário foi respondido por doze, dos vinte e seis estudantes que compõem essa turma. Os resultados apontam que os estudantes têm acesso à internet e utilizam o celular para a realização das tarefas matemáticas, embora, seis deles, também utilize o notebook. Ademais, a maioria dos estudantes cita não ter encontrado dificuldades para aprender matemática e considera que as videoaulas e webconferências são importantes para a aprendizagem. Inclusive, essa é uma sugestão apontada pelos estudantes para melhorar o ensino remoto. Por fim, é importante refletir sobre o índice de mais de cinquenta por cento dos estudantes da turma, que não participaram das atividades propostas, uma realidade que merece atenção e configura-se como um dos desafios do ensino remoto.

Biografía del autor/a

Catiane Bartz Schwanz, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Aluna do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas. Em fase de conclusão, cursando o oitavo semestre do curso.

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel, especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Atuou como professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel. Atualmente é professora de Matemática da rede municipal de Canguçu e professora formadora na UAB/UFPel. Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

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Publicado

2020-12-30

Número

Sección

Dossiê - Práticas educacionais e inovação em tempos de isolamento social (artigos completos e relatos)