Ensino de frações com o uso do Scratch para crianças em situação de vulnerabilidade social

Autores/as

  • Francine Lacerda Castro

Resumen

O presente estudo visa investigar quais são os aspectos que podem surgir de uma experiência didática na aprendizagem de frações com crianças e jovens da Educação Básica Municipal na cidade de Pelotas, RS residentes em uma Casa de Acolhida da cidade. Essa instituição abriga crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que é caracterizada por fatores que comprovam a perda de vínculos familiares das mesmas. O estudo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação. Para a coleta de dados serão utilizados entrevistas, observações e registro das atividades em vídeos. O estudo visa identificar quais são as concepções das residentes da casa sobre a Matemática e o conceito de Frações, bem como elaborar, aplicar e analisar  uma sequência didática na aprendizagem das meninas, voltadas para o ensino de frações, pautada na teoria de contracionista de Papert, no uso de Jogos e Materiais Manipuláveis como recursos didáticos, além de considerações atuais sobre o ensino e aprendizagem de frações e no uso do software Scratch como facilitador da aprendizagem matemática. O estudo visa ainda estudar quais são as consequências da desestruturação familiar em crianças em situação de vulnerabilidade social que estão nessa fase de aprendizagem, se essas meninas aprendem da mesma maneira de outras que são da mesma faixa etária e ano escolar, bem como se os modelos tradicionais no ensino a influência na aprendizagem matemática, e quais são as contribuições da utilização de recursos didáticos no ensino e aprendizagem dessas meninas. Recursos como jogos na ferramenta computacional Scratch e materiais manipuláveis, alguns confeccionados por elas mesmas.

Publicado

2018-11-12