CAMINHOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DO DESIGN E DA COMUNICAÇÃO: O PROJETO EIA ALEGRE
Resumen
Sabe-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Design e Comunicação definem, entre outras competências, a formação de um profissional que tenha a capacidade de interagir com especialistas de várias formações, atuando em equipes interdisciplinares, fertilizando e deixando fertilizar-se por outras áreas de conhecimento (COUTO et al, 2014). Considerando a importância da proposição de metodologias ativas que colocam os alunos como protagonistas de suas atividades, e entendendo que interdisciplinaridade é muito mais do que uma aula em conjunto com mais de um professor, os cursos de Design e Comunicação da Faccat tiveram a realização de um projeto interdisciplinar com a temática da comunidade EIA Alegre, uma região tradicional e de origem alemã do interior de Taquara. No primeiro semestre de 2018, participaram os alunos das disciplinas de Fotografia e Introdução à Fotografia, que desenvolveram um ensaio fotográfico documental sobre a comunidade EIA Alegre. O objetivo era uma imersão cultural dos alunos e o registro dos costumes e valores da população local. Em paralelo, as disciplinas de Design Gráfico, Produção Gráfica e Criação e Produção Gráfica para o Design desenvolveram as Identidades Visuais da exposição, constituídas da marca do projeto e da campanha de divulgação. Além disso, foi proposto um jornal informativo para divulgar não só as exposições fotográficas, mas as informações relevantes sobre a comunidade, tanto com o objetivo de auto reconhecimento dos moradores, como de divulgação da região taquarense para o restante do estado. Ainda, as disciplinas de Marketing e Planejamento e Assessoria em Comunicação desenvolveram um planejamento de comunicação para a comunidade (em especial com estratégias para divulgação da Festa do Coral do EIA Alegre) e uma série de planos de marketing para oportunidades de negócios a serem realizados na comunidade. Além do desenvolvimento dos projetos, as turmas se integraram na avaliação e escolha das melhores propostas de outras turmas, mediante votação e análises. Este projeto foi realizado com a interdisciplinaridade de 7 disciplinas, sob a tutoria de 3 professores: Mateus Portal, Ingrid Scherdien e Eduardo Zilles Borba. Os procedimentos metodológicos contaram com saídas de campo, entrevistas, observações não-participantes, exercícios práticos dos conceitos teóricos aprendidos em aula, apresentações de resultados criativos e votação das melhores construções. Além dos resultados pontuais obtidos, pretende-se divulgar as ações realizadas de modo a transformar a proposta em um projeto de extensão permanente.