MÉTODOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
A utilização da ludicidade na educação infantil proporciona ao aluno uma aprendizagem significativa dos conteúdos, pois através da utilização de práticas pode-se envolver brincadeiras relacionadas com a vivência do aluno, o processo de ensino e aprendizagem pode ser otimizado. No entanto, o professor deve estar preparado para executar praticas na sala de aula, voltadas para a realidade da criança, com a finalidade de desenvolver aspectos cognitivo e social, construindo no aluno uma aprendizagem enraizada nos fenômenos pesquisados. Reconhecendo a importância em transmitir aos alunos da Educação Infantil o conhecimento sobre o corpo humano para a manutenção da saúde, este artigo possui como objetivo, proporcionar aos alunos a compreensão do sistema esquelético, através da utilização de práticas lúdicas. Este estudo é de caráter qualitativo, realizado na forma de relato de experiência, com trinta e dois alunos da Educação Infantil Pré IV e Pré V, em uma escola da região de Maringá. Desse modo, foi trabalhado a composição, ligamentos, fortalecimento e alongamento dos ossos, através da utilização de músicas, história, quebra-cabeça, pintura, exercício de lateralidade, percepção e conversação. Após a pratica foi observado que os alunos se tornaram ativo, de forma que a aprendizagem pôde ser otimizada, contribuindo para a integração do conteúdo com a pratica. Com essa metodologia lúdica, foi perceptível que todas as crianças participaram de forma inclusa, pois ocorreu a interação entre os alunos, tendo em vista a ocorrência de um trabalho em equipe e a valorização da função de cada indivíduo no grupo. Através deste relato foi possível constatar que é possível trabalhar um tema técnico com os alunos, através da utilização de práticas lúdicas que envolvam a intencionalidade, objetivos concretos e o uso de jogos que estimulem a participação ativa do aluno, de forma que ele consiga buscar seu aprendizado de uma forma significativa.Descargas
Publicado
2018-11-12
Número
Sección
Artigos (temáticas livres)