A UTILIZAÇÃO DO MOODLE E FACEBOOK EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Autores/as

  • Keiciane Canabarro Drehmer Marques
  • Isadora da Silva Espíndola
  • Inés Prieto Schmidt Sauerwein

Resumen

A interdisciplinaridade está em constante discussão sobre interrelação das disciplinas e como abordar estes diferentes saberes em busca de uma construção coletiva. No entanto, são inúmeras as dificuldades em realizar um trabalho interdisciplinar começando pela carência existente na formação docente para subsidiar tal abordagem. Diante da necessidade formativa com viés interdisciplinar o Projeto Interlicenciaturas propicia momentos de vivências de quatro cursos de formação inicial (Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química), para atuarem de forma coletiva na construção de atividades didáticas com perspectiva interdisciplinar. O ensino interdisciplinar não busca superar as disciplinas, mas procura relacioná-las para compreender objetos de estudo delimitados por temas. O Projeto Interlicenciaturas ocorre na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de forma presencial com a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle e do Facebook. O procedimento metodológico utilizado no desenvolvimento deste trabalho foi do Educational Design Research (EDR) que consiste em ciclos iterativos de planejamento, implementação, avaliação e redesign para novas implementações. A cada nova atividade didática interdisciplinar a ser realizada pelos licenciandos participantes do projeto foi analisada a atividade realizada anteriormente buscando replanejar as próximas. O projeto ocorreu por meio de aprendizagem híbrida com momentos presenciais e a distância, sendo a maior parte das tarefas realizadas em grupos e a distância. O objetivo deste estudo é discutir a utilização dos suportes digitais de aprendizagem e suas possibilidades nesse projeto. A rede social Facebook mostrou-se com potencial para continuar os processos educativos além do momento presencial em sala de aula e melhoria nas interações entre os participantes, a discussão entre as atividades é um dos exemplos que a rede social propicia. Em relação a utilização do Moodle em atividades em grupos deve ser revista na tentativa de atrair todos os participantes a acessarem a plataforma de modo que aproveitem melhor o ambiente virtual.

Publicado

2018-11-12 — Actualizado el 2022-05-24