CONSTRUÇÃO DE DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA ALUNOS SURDO

Autores/as

  • Tuane Telles Rodrigues
  • Cibele Stefanno Saldanha
  • Letícia Ramires Corrêa

Resumen

Atualmente, constata-se a ocorrência de muitas discussões envolvendo os recursos e ferramentas de ensino e aprendizagem aplicadas contemporaneamente. Com isso, faz-se pertinente o diálogo sobre o ensino de cartografia escolar e o seu papel na compreensão da Geografia que se faz nas escolas. Este projeto foi realizado a partir da integração entre a prática de construção de ambiente virtual realizado dentro do “curso de capacitação no AVEA Moodle para Docentes Ministrantes”, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional UFSM e a parceria com a Escola de Estadual de Educação Especial, Prof. Reinaldo Fernando Cóser, em Santa Maria/RS. Por ser uma disciplina com forte apreço pela crítica social e os modelos positivistas de educação, a Geografia deve estar atenta às novas dinâmicas e possibilidades educacionais, para estimular a divulgação e consolidação da ciência nos moldes contemporâneos de ensino. Nesse sentido, os pressupostos teóricos utilizados têm forte apoio das propostas apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (PCN’s, 1998), além de autores que consolidam a exposição das discussões referentes à Cartografia e as novas tecnologias, à educação especial e inclusão escolar, entre outros temas. Os objetivos principais do projeto foram: divulgar e popularizar o ensino de Cartografia Escolar; promover a acessibilidade aos conteúdos para alunos surdos mediante adaptações dos conteúdos de cartografia escolar para ambientes virtuais; e por fim, divulgar os ambientes virtuais de aprendizagem como possibilidade de integração e socialização de conteúdos através de plataformas educacionais, como o Moodle. A metodologia utilizada refere-se primeiramente à etapa de construção de um ambiente de aprendizagem via moodle, voltado para o ensino de Cartografia Escolar e que apresenta os materiais de leitura e tarefas que foram escolhidos em uma linguagem cartográfica visual apropriada e compreensível para alunos surdos, além de materiais de língua Brasileira de Sinais.  Posteriormente, apresentamos a plataforma para os alunos, onde puderam interagir com o ambiente no laboratório de informática. Quanto aos resultados e discussões, apresentamos a interface do ambiente Moodle devidamente personalizado, com os conteúdos disponibilizados na plataforma e as atividades solicitadas para os alunos. Por fim, apresentamos uma discussão acerca da possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, através da iniciativa de parceria entre município/estado e as escolas, a fim de utilizar um sistema único de ambientes virtuais de aprendizagem escolar com adaptação às necessidades especiais.

Publicado

2018-11-12