M-LEARNING NO ENSINO DE QUIMICA PARA SURDOS: AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Edivania Barros de Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo Universidade Estadual do Ceará
  • Gabrielle Silva Marinho Universidade Estadual do Ceará
  • Marcia Machado Marinho Universidade Estadual do Ceará
  • Emmanuel Silva Marinho Universidade Estadual do Ceará

Resumen

Atualmente, pesquisas apontam que no Brasil, 9,7 milhões de pessoas apresentam alguma deficiência auditiva e que utilizam a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS) para se comunicar. Essas pessoas encontram uma grande dificuldade quando iniciam os estudos, pois muitas vezes não encontram professores que saibam falar libras, dificultando assim o entendimento de tal conteúdo. Como à cada dia, a tecnologia vem avançando e nos oferecendo novas ferramentas em diversos segmentos  como comunicação, educação e entretenimento, nesse contexto  surge então o M-Learning, que é uma modalidade  de  ensino e aprendizagem que utiliza como suporte  dispositivos móveis, como smarthphones e tablets, fomentando a utilização de ambientes não formais de aprendizagem, democratizando o ensino principalmente em ciências da natureza, com química, física e biologia. Nesse contexto, este trabalho teve o objetivo de avaliar objetos de aprendizagem desenvolvidos para dispositivos móveis orientados para o  ensino de química para pessoas com dificuldades auditivas (surdos). A pesquisa foi realizada em três momentos: revisão bibliográfica utilizando separadamente os descritores LIBRAS, uma busca no repositório PlayStore® usando os descritores “LIBRAS” e “Química”, para identificar os objetos de aprendizagem (OAs) direcionados ao ensino de química para surdos, e por fim, usando os dados disponibilizados pelo próprio repositório, foi realizada uma avaliação quanto ao grau de satisfação dos usuários. A busca era por um objeto de aprendizagem que não fosse para o ensino de LIBRAS, mas sim uma ferramenta de apoio para os alunos e os profissionais (intérpretes) que trabalham com discentes surdos, facilitando o ensino e aprendizagem dos conteúdos, nesse contexto a busca utilizando os descritores citados, foi encontrado apenas um aplicativo intitulado Sinalário disciplinar em Libras®, que apresentou um grau médio de satisfação de 4,6 que indicando que na percepção dos usuários, o objeto de aprendizagem possui um alto grau de satisfação, sendo acessível e com boa usabilidade, apresentando um alto potencial para ser utilizado no M-Learning em LIBRAS. Devido a pouca disponibilidade de aplicativos para o ensino de química com suporte para libras, infere-se a necessidade de desenvolvimento de aplicativos para essa temática que possibilitem fomento no processo de aprendizagem dos alunos com dificuldades auditivas.

Publicado

2018-11-12