A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE FOTONOVELAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS
Resumen
Neste artigo, apresenta-se uma investigação, cujo objetivo é compreender como se constitui a aprendizagem da Língua Portuguesa escrita por alunos surdos, por meio da produção de fotonovelas mediadas por Tecnologias Digitais. A principal motivação para o desenvolvimento dessa investigação decorreu da observação de que os alunos surdos apresentam dificuldades na aprendizagem da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, as quais podem limitar o desenvolvimento de sua aprendizagem em outras disciplinas escolares e, consequentemente, o exercício de sua cidadania. Nesse sentido, empreendeu-se uma prática pedagógica, na qual os alunos produziram fotonovelas com uso de fotos obtidas por meio de câmera digital ou celular e editor de texto. Para investigar como essa prática contribui na aprendizagem da Língua Portuguesa escrita, desenvolveu-se uma investigação de abordagem qualitativa, delineada na forma de uma pesquisa-ação, na qual participaram alunos surdos de anos finais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para surdos, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Dentre os resultados obtidos, observou-se que as fotonovelas mediadas por Tecnologias Digitais valorizam o cotidiano e saberes prévios dos alunos, o que produz um ambiente motivador para a aprendizagem da Língua Portuguesa escrita.