ENSINO JURÍDICO, INOVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CIÊNCIA POLÍTICA E A TEORIA DO ESTADO APLICADAS AO DIREITO

Autores/as

  • Veyzon Campos Muniz

Resumen

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da inovação para o ensino jurídico, através de atividades, estratégias e práticas de indução e fomento da participação política dos estudantes. Partindo da hipótese que o ensino e a aprendizagem jurídicos se potencializam com saberes interdisciplinares, apresenta-se um estudo de caso, sobre a proposta de ensino e aprendizagem desenvolvida na disciplina de Ciência Política e Teoria do Estado, no âmbito do Curso de Direito das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT. Oportunamente, expõe-se a concepção do componente curricular como uma proposta metodológica inovadora que estabelece o processo de construção de conhecimento com o desenvolvimento de habilidades específicas. Apresenta-se, assim, o planejamento semestral realizado, bem como destacam-se: a) estratégias didáticas utilizadas, quais sejam: a disponibilização da apostila “Ciência Política e Teoria do Estado: um guia para estudos dirigidos”, o desenvolvimento da Constituição da Turma, o incentivo à representação política discente pela eleição de uma liderança estudantil, a utilização crítica de músicas e vídeos musicais através das playlists “Música, Política e Direito”, e a realização de estudos de casos contemporâneos sobre política externa e interna; b) práticas exitosas desenvolvidas, atentando-se ao projeto de publicação “Direito, Política e Cinema (com spoilers)” e projeto extra-muros “Participação Política Cidadã”. Ponderam-se, ainda, perspectivas sobre os resultados obtidos com as atividades expostas. Posiciona-se, por conseguinte, no sentido de que a atividade universitária (dentro e fora de sala de aula) aliada com a participação política (proposta e fomentada junto aos estudantes), de um lado, é exemplo de inovação acadêmica e, de outro, deve ser um paradigma norteador de uma disciplina, curso e universidade constituídos com foco na defesa e na promoção de um Estado Democrático de Direito

Publicado

2018-11-12