SOFTWARE ARGUSLAB®: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Authors

  • Gerliane da Costa Batista
  • Márcia Machado Marinho
  • Emmanuel Silva Marinho

Abstract

O advento da informática no meio escolar é reflexo de uma sociedade baseada na informação e no conhecimento. Pesquisadores em ensino, buscam por meios que possam otimizar a compreensão dos alunos sobre conceitos de Química ou de Ciências em geral. Dentre os novos meios ou tecnologias, podemos destacar os Objetos de Aprendizagem (OA), que são recursos como softwares, vídeos, imagens. O ArgusLab® é um dos diversos softwares educacionais disponibilizados para o exercício do ensino-aprendizado, programa que permite desenhar estruturas químicas, obtendo suas propriedades moleculares, dentre outras funções. O objetivo do presente trabalho foi apresentar e avaliar o software ArgusLab®, comparando-o com outros softwares com funções semelhantes. A metodologia desenvolveu-se, inicialmente, pelo download do software gratuito ArgusLab®, apresentando-o em um caráter avaliativo, mostrando seus aspectos funcionais. Foi realizada uma entrevista com professor do curso de licenciatura em Química, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Mattos, sobre a utilização do software ArgusLab® na sua prática docente. Em seguida, foi feita uma comparação com softwares educacionais que possuem funções semelhantes ao ArgusLab®. As funções do ArgusLab® colaboram muito para a mediação do conteúdo e compreensão por parte do aluno em termos de visualização, mostrando por exemplo, os tipos de ligação e geometria das moléculas de forma mais dinâmica. Concluímos, que o uso do software ArgusLab® no ensino de química, pode servir como ferramenta de apoio e recurso didático auxiliar à assimilação do conteúdo, facilitando o entendimento dos alunos em conteúdos que são considerados abstratos e de difícil compreensão.

Published

2017-11-10