Mentoria virtual para profissionais de saúde rurais

caracterização dos participantes, aprendizados e principais desafios

Authors

  • Cleidilene Ramos Magalhães Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Karine Puls Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Grace dos Santos Feijó Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Maria Eugênia Bresolin Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PROFSaúde/UFCSPA

Abstract

 

A escassez de profissionais de saúde em áreas rurais deixa quase dois bilhões de pessoas sem acesso a serviços essenciais de saúde. Para enfrentar esse desafio, o Mentor Mentee Program foi desenvolvido como uma iniciativa global de mentoria virtual voltada a apoiar profissionais e estudantes interessados na saúde rural. Neste artigo, descrevemos a criação de um curso de mentoria virtual e a implementação do programa Mentor Mentee 2.0. Foi adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa, envolvendo mentores com pelo menos cinco anos de experiência em áreas rurais e mentorados que atuavam ou pretendiam atuar nesse contexto. O programa recebeu 55 inscrições de 27 países, resultando em 15 duplas de mentoria e dois grupos de mentorados. Apesar de desafios como a desistência de mentores, a baixa participação de profissionais não médicos e as dificuldades de conectividade, a iniciativa demonstrou a viabilidade e o valor da mentoria virtual como ferramenta de desenvolvimento profissional, troca de conhecimento e redução do isolamento profissional. Estudos adicionais são necessários para aprofundar a compreensão da mentoria como estratégia de desenvolvimento profissional e avaliar seus impactos sobre o recrutamento e a retenção de profissionais de saúde em contextos rurais e remotos.

Palavras-chave: Ensino; Mentores; Desenvolvimento profissional

Keywords: Teaching; Mentor; Professional training

Author Biographies

Cleidilene Ramos Magalhães, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho (UM, Braga). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Titular do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Ciências da Saúde da UFCSPA. É Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Estudos em Educação e Saúde.

Karine Puls, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Médica formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Realizou formação em Medicina de Família e Comunidade no Grupo Hospitalar Conceição (Porto Alegre/RS).

Grace dos Santos Feijó, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Mestra em Biociências pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). E-mail: graceds.feijo@gmail.com

Maria Eugênia Bresolin Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PROFSaúde/UFCSPA

Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva e do Mestrado de Saúde da Família Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PROFSaúde/UFCSPA). Coordenadora do Curso de Medicina da UFCSPA.

References

ABELSEN, B; STRASSER, R; HEANEY, D; BERGGREN, P; SIGURÐSSON, S; BRANDSTORP, H; ET AL. Plan, recruit, retain: a framework for local healthcare organizations to achieve a stable remote rural workforce. Human Resources for Health [Internet]. v.18, n. 63, 2020. DOI: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32883287/

BELLODI, P.L; MARTINS, M.A; ET AL. Mentoria na formação médica. 2ª ed. Manole; 2023. ISBN: 978655576094.

BOURKE, L; WAITE, C; WRIGHT, J. Mentoring as a retention strategy to sustain the rural and remote health workforce. Australian Journal of Rural Health. v.22, p.2–7, 2014. DOI: 10.1111/ajr.12078

BUI, D.T; BARNETT, T; HOANG, H; CHINTHAMMIT, W. Development of a framework to support situational tele-mentorship of rural and remote practice. Medical Teacher. p.1–8, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2022.2150607

COSGRAVE, Catherine. Context matters: Findings from a qualitative study exploring service and place factors influencing the recruitment and retention of allied health professionals in rural Australian public health services. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 16, p. 5815, 2020.

FLOSS M; PAZ E SILVA, A.C; PULS, K.K; DE ARAÚJO, A,J; SANTANA, M.A.O; VEIGA, P.I.F; ET AL. Rural Seeds: innovation and rural health care. In: Chater AB, Rourke J, Couper ID, Strasser RP, editors. WONCA Rural Medical Education Guidebook. World Organization of Family Doctors: Wonca Working Party on Rural Practice; 2020. p. 626-644.

KIM, D; MANZO, R.D; MONTOYA, M; NGUYEN, M; VANG, K.H; WEBER, L; et al. Medical mentorship deconstructed: an analysis and structural recommendation for high value mentorship. MedEdPublish, v.30, p.12-13, 2023. DOI: https://doi.org/10.12688/mep.18944.2

MACKAY, Seonaid C. et al. What influences nurses' decisions to work in rural and remote settings?: A systematic review and meta-synthesis of qualitative research. Rural and Remote Health, v. 21, n. 1, p. 1-26, 2021.

OSHIRO, J; WISENER, K; NASH, A.L; STANLEY, B; JARVIS-SELINGER, S. Recruiting the next generation of rural healthcare practitioners: the impact of an online mentoring program on career and educational goals in rural youth. Rural and remote health. 2023. DOI: https://doi.org/10.22605/RRH8216

O'SULLIVAN, Belinda; MCGRAIL, Matthew; MAY, Jennifer. Responsive policies needed to secure rural supply from increasing female doctors: a perspective. The International Journal of Health Planning and Management, v. 37, n. 1, p. 40-49, 2022. https://doi.org/10.1002/hpm.3363

PALADINE, H.L; HUSTEDDE, C; WENDLING, A; SOLA, O; PRASAD, R; BJORKMAN, S; ET AL. The role of rural communities in the recruitment and retention of women physicians. Women & Health. v.60, n.1, p.113–22, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/03630242.2019.1607801

PULS, K.K; RASIC, V; WHEATLEY, A; FLOSS, M. Mentor-mentee Programme: Mentoring in areas without established rural training pathways. In: Chater AB, Rourke J, Couper ID, Strasser RP, editors. Wonca Rural Medical Education Guidebook. World Organization of Family Doctors: Wonca Working Party on Rural Practice; 2020. p. 433-446.

RURAL SEEDS. Call to Action – ‘Health for all rural people around the world’. In: 14th World Rural Health Conference; [Internet] 2017 [Access 07/07/2024], Cairns. Available at: https://www.wonca.net/site/DefaultSite/filesystem/documents/Groups/Rural%20Practice/17%20Cairns%20call%20to%20action.pdf

SACHDEVA, A,K. Preceptoring, proctoring, mentoring, and coaching in surgery. Journal of Surgical Oncology. V.124, n.5, p.711–21, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/jso.26585

SNG, J.H; PEI, Y; TOH, Y.P; PEH, T.Y; NEO, S.H; KRISHNA, L.K.R. Mentoring relationships between senior physicians and junior doctors and/or medical students: A thematic review. Medical Teacher. V.39, n.8, p.866–75, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2017.1332360

WHO. Retention of the health workforce in rural and remote areas: a systematic review (Human Resources for Health Observer Series No. 25). World Health Organization; 2020.

WHO. Guideline on health workforce development, attraction, recruitment and retention in rural and remote areas. World Health Organization; 2021.

WOZNIAK, T.M; MILLER, E. WILLIAMS, K.J; PICKERING, A. Championing women working in health across regional and rural Australia – a new dual-mentorship model. BMC Medical Education. V.20, n.1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02219-w

Downloads

Published

2025-12-05

How to Cite

Ramos Magalhães, C., Puls, K., dos Santos Feijó, G., & Bresolin Pinto, M. E. . (2025). Mentoria virtual para profissionais de saúde rurais: caracterização dos participantes, aprendizados e principais desafios. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 43–61. Retrieved from https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4179