Autismo e Educação Infantil
a experiência de Profissionais da Educação na construção da inclusão
Abstract
A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil é comprometida por lacunas na formação docente e pela fragilidade do apoio institucional. Este estudo qualitativo e exploratório investigou práticas e percepções de uma pedagoga, uma professora regente e uma psicóloga escolar com experiência direta com crianças autistas, atuantes em uma escola pública do Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada por entrevistas semiestruturadas e observação participante, com análise de conteúdo e triangulação metodológica. Os resultados mostraram que rotinas organizadas, recursos visuais e um ambiente afetivo ajudam a tornar a escola mais acolhedora para crianças com TEA, aumentando sua participação. O trabalho em equipe entre profissionais e a parceria com as famílias também são essenciais. Os principais desafios são a dificuldade das famílias em aceitar o diagnóstico e a falta de formação contínua adequada. A inclusão só é efetiva quando a escola oferece respostas que fazem sentido no seu contexto, com apoio coletivo e institucional. O estudo destaca a importância de políticas públicas que garantam formação prática para os professores, boas condições de trabalho e equipes multiprofissionais permanentes, para que a inclusão seja um processo coletivo, e não individual.
References
APA. American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5-TR. 5. ed. Washington, DC: American Psychiatric Association, 2022.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo (3ª ed.). São Paulo: Edições 70.
BETTELHEIM, B. A Home for the Heart. New York: Alfred A. Knopf, 1974.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 06 mai. 2023.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em: 07 mai. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em 31 mar. 2024.
Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Brasília, 2016. Disponível em: <https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/atos-normativos/resolucoes/2016/resolucao-no-510.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2025.
MANTOAN, M. T. E.; PRIETO, R. G.; ARANTES, V. A. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus editorial, 2023.
NUNES, D. R. P.; RODRIGUES ARAÚJO, E. Autismo: a educação infantil como cenário de intervenção. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, p. 1–14, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2750/275031898092.pdf. Acesso em: 10 jul. 2025.
PAULA, J. B.; PEIXOTO, M. F. A inclusão do aluno com autismo na Educação Infantil: desafios e possibilidades. Cadernos da Pedagogia, v. 13, n. 26, p. 31–45, out./dez. 2019. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1289/473. Acesso em: 10 jul. 2025.
PRADO, C. C.; MÓL, G. S. Initial training of chemistry teachers in promoting inclusive education. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS), v. 17, n. 4, Oct-Dec., p. 1347–1375. 2024. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v17.n4.1347-1375.
PRADO, C. C.; MÒL, G. S. Políticas Brasileiras de Educação Inclusiva: impactos na Formação de Professores no período de 2016-2024. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), v. 6, e025010, p. 1-33, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2149. Acesso em: 10 jul. 2025.
SILVA, É. D.; MILAN, D. O papel do professor na inclusão de alunos com autismo na educação infantil: uma análise dos desafios e das possibilidades. Revista Educação Especial em Debate, v. 8, n. 16, p. 18-35, jul./dez. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/42907. Acesso em: 10 jul. 2025.
SUASSUNA, Janieli de Souza Santos. Inclusão escolar de alunos com autismo na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 7, p. 1418–1425, jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1831.