Espaços arquitetados pelas crianças

em busca de um lugar entre

Autores/as

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel dos espaços arquitetados para a escola, na qualidade da aprendizagem de crianças e sua abordagem pedagógica. Para isso, o embasamento teórico trouxe luz a uma experiência com crianças em sala de aula. A investigação se deu a partir de uma leitura sensível dos espaços de aprendizagem explorados por um grupo de vinte crianças de 3 anos de idade, pertencentes ao segmento da Educação Infantil, do município de Vitória/ES. Na contramão das metodologias que ordenam e arquitetam previamente os espaços do saber, este estudo revela interações poéticas e criativas projetadas pelas crianças em espaços não projetados para o brincar: como a fresta de uma parede, a corda de um cercado, uma poça de água e o mato entre os paralelepípedos. A escrita empreendida divide-se em duas seções: estudos que possibilitam perceber os desafios da arquitetura escolar para promover espaços que acompanhem as evoluções pedagógicas para uma prática de ensino mais criativa; e relato de uma professora artista sobre suas descobertas entre os espaços não projetados do brincar e as brincadeiras inventadas pelas crianças.

Palavras-chave: Ensino de arte; Educação Infantil; Processo criativo; Arquitetura escolar; Miudezas cotidianas.

Biografía del autor/a

Alice Dellabianca Brambati, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como pesquisadora do Grupo de Extensão e Pesquisa Criatividade, Educação e Arte (GEPCEAr/UFES)

Sarah Rodrigues Damiani, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutoranda em Artes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Dinamizadora de Arte na Secretaria Municipal de Educação (SEME/ES).

Stela Maris Sanmartin, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pós-Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Educação da Universidade de Brasília (PGPDE/UnB). Professora Adjunto II na Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Também é professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA/UFES)

Citas

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Dellabianca Brambati, A., Rodrigues Damiani, S., & Sanmartin, S. M. (2025). Espaços arquitetados pelas crianças: em busca de um lugar entre. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 485–496. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4034