RPG Pandemia na Colmeia e os desafios cognitivos e emocionais na Educação Básica

Autores/as

  • Graciela Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumen

O uso de Role Play Game (RPG) como ferramenta didática demonstrou ser uma metodologia eficaz para o ensino de conceitos científicos e o desenvolvimento emocional de estudantes do ensino básico, particularmente em contextos relacionados à pandemia. Em três testes realizados com estudantes matriculados em uma escola da rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso, os participantes passaram por etapas que os desafiavam a aplicar conhecimentos sobre vírus, vacinas, modos de transmissão e saúde pública, além de potencializar as possibilidades de desenvolver habilidades argumentativas e colaborativas. Mesmo sem experiência prévia com o jogo, os participantes conseguiram organizar-se e superar os desafios propostos, evidenciando a eficácia do RPG na promoção do ensino por investigação e alfabetização científica. A estrutura lúdica proporcionou um ambiente favorável ao debate crítico e à tomada de decisões informadas, promovendo o engajamento dos estudantes. Além disso, a experiência revelou-se valiosa para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, resiliência e trabalho em equipe, fundamentais para o enfrentamento de situações adversas, como as vividas durante a pandemia

Palavras-chave: Educação Básica, Ciência; Lúdico; Pandemia; Resiliência.

Biografía del autor/a

Graciela Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada I no Instituto de Biociências, Departamento de Biologia e Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Oliveira, G. (2025). RPG Pandemia na Colmeia e os desafios cognitivos e emocionais na Educação Básica. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 144–162. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3894