Divertidamente: explorando a química das emoções por meio do lúdico
Resumen
Esse trabalho objetivou analisar os impactos do lúdico na formação acadêmica de estudantes do ensino médio, decorrentes da aplicação de uma oficina pedagógica e de um Escape Room com o tema “Divertidamente: a Química das emoções”. A proposta visou explorar com os estudantes do Ensino Médio os conceitos de química orgânica, contextualizando-os com emoções humanas, abordadas por meio do filme Divertidamente. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, exploratória, baseada em um estudo de caso com duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba/PR. A intervenção pedagógica ocorreu em dois momentos: uma oficina pedagógica estruturada em estações e um Escape Room digital e foram avaliadas por meio de questionários e observações. Os resultados indicaram que as metodologias lúdicas promoveram maior engajamento e viabilizaram a compreensão dos conceitos químicos. A oficina pedagógica destacou-se por contextualizar os temas e estimular a interação prática. Já o Escape Room demonstrou ser uma atividade preferida dos estudantes, por aliar competição, trabalho em equipe e resolução de problemas de forma dinâmica. Ambas as estratégias evidenciaram a importância de vincular o conteúdo teórico ao cotidiano dos estudantes, e favorecer o aprendizado ativo. O estudo concluiu que metodologias lúdicas são ferramentas significativas para o ensino de Química, promovendo não apenas a aprendizagem dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais, essenciais para a formação acadêmica e cidadã.
Palavras-chave: Oficina pedagógica; Ensino Lúdico; Metodologia Ativa.
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