Resenha: Epistemologia da interdisciplinaridade e política em espaço não formal de educação
Abstract
O livro Sala de Reforço Escolar – Reflexões e Práticas para a Esperança, de Adriana Kairos, publicado pela Editora Nua, discute a pedagogia em espaço educacional não formal, através de um curso no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. O curso é um projeto de reforço escolar chamado Akairos Curso. Ao longo de dez anos, a educadora popular, poetiza e escritora Adriana dos Santos da Silva (que usa o pseudônimo Adriana Kairos), graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Graduada em Psicopedagogia (UniAméricas), manteve o curso com ajuda de colaboradores que auxiliavam o curso solidariamente, financeiramente com educadores trabalhadores, em espaço de favela. São relatos de prática, discussões teóricas e evidências sobre a educação na favela.
References
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
LIPSKY, M. Burocracia em nível de rua: dilemas do indivíduo nos serviços públicos. Brasília: ENAP, 2019.
KAIROS, A. Sala de Reforço Escolar: reflexões e práticas para a esperança. Editora NUA, 2022.
KOSLINSKI, M.; BARTHOLO, T. A pandemia e as desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, 2021.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Global Editora, 1988.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora UnB, 1999.