Learning artificial intelligence algorithms in the metaverse

Authors

  • Luís Antônio Licks Missel Machado Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Lucieli Martins Gonçalves Descovi Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Dúlcio Joaquim Antonio Timóteo Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Rafael Leonardo Vivian Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Maria Luiza Recena Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Arthur Silva Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vinicius Lunkes Cezar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rosa Maria Vicari Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Abstract

Institutions in several countries are proposing to include Artificial Intelligence in school curriculum at all levels of education. However, few results of its practical applications are found in the literature. The objective of this article is to present the results of the development and testing of a learning object for the teaching of the concept of algorithms to elementary school students. To this end, a metaverse learning object was developed for teaching algorithms. Fifty-two elementary school students were organized into control and experimental groups. Based on comparative analyses of the results, using the normalized gain in learning of Richard Hake, it can be inferred that the experimental group had a significant improvement in its learning about algorithms compared to the control group.

Keywords: Computation; Artificial intelligence; Metaverse; Digital Culture; Algorithms

Author Biographies

Luís Antônio Licks Missel Machado, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutorando em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor de Economia, Direito Financeiro, Direito Tributário e de Instituições de Direito Público e Privado nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), onde também leciona na Especialização em Direito Público: Direito Administrativo e Constitucional Contemporâneo. Também é professor-convidado de Planejamento Tributário na Pós-graduação do SESCON/RS.

 

Lucieli Martins Gonçalves Descovi, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Professora nos cursos de Graduação e Especialização das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Dúlcio Joaquim Antonio Timóteo, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Mestre em Física pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Professor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e do Ministério de Educacao e Desenvolvimento Humano de Mocambique.

Rafael Leonardo Vivian, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutorando em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Pesquisador no Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação da UFRGS (NUTED/UFRGS). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (dedicação exclusiva - DIII 3) na área de Informática/Programação de Sistemas no Instituto Federal Catarinense (IFC).

Maria Luiza Recena Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda na Universidade de Halmstad (HH/Suécia). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEE/UFRGS).

Arthur Silva Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (PPGENT/UNINTER).

Vinicius Lunkes Cezar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Mestre em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Ouvidor e Encarregado pelo Tratamento de Dados (DPO) e Gestor da Segurança da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Rosa Maria Vicari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-Doutora em Cognitive Science pela Universidade de Leeds (Leeds/Inglaterra) e pela na Universidade Joseph Universitè Joseph Fourier (Grenoble/França). Doutora em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra (UC/Portugal). Professora Titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (INF/UFRGS). Coordenadora da Cátedra UNESCO em Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação.

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Published

2023-12-29