A educação ambiental na formação de professores
Abstract
O presente artigo traz uma revisão de literatura a respeito da formação de professores em Educação Ambiental (EA). O objetivo principal é verificar como a EA está inserida nos cursos de formação de professores e analisar as principais contribuições desta formação para a prática pedagógica dos futuros docentes. Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Banco de Teses e Dissertações da Capes e ERIC (Education Resources Information Center). Como descritores, foram utilizadas as palavras “Educação Ambiental”, “Formação de Professores”, “Environmental Education” e “Teacher Training”. Os critérios de inclusão foram a presença dos descritores no título e resumo e, para artigos em português, a classificação Qualis A da Capes para os periódicos. Foram analisados 40 trabalhos publicados entre os anos de 2015 e 2022, sendo estas, dez teses e dissertações, nove artigos publicados em revistas internacionais e o restante, artigos publicados em periódicos nacionais. Percebeu-se que ainda há muito o que evoluir no que diz respeito à inserção da EA nos cursos de formação de professores, mas quando esta ocorre de maneira satisfatória, possibilita aos futuros professores se colocarem como atores de transformação da sua prática pedagógica.
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