USO DA INFOGRAFIA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR
Abstract
O presente artigo corresponde a um relato de experiência que discute o conceito e uso de infográficos como apoio às práticas educacionais em um curso de formação de professores. Tem como objetivo apresentar as possibilidades que a plataforma de infográficos “Easel.ly” proporcionou à
sistematização de dados da pesquisa realizada para a conclusão um trabalho acadêmico da disciplina “Teorias e Saberes do Currículo” da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Além disso, visa contribuir para produção de materiais que proporcionem práticas diferenciadas nos cursos de licenciatura, formando profissionais que tenham maior conhecimento do potencial das ferramentas tecnológicas em suas práticas docentes. Levy (1994), afirma que o uso de tecnologias
em sala de aula proporciona a partilha da memória, da imaginação e da percepção, gerando trocas de conhecimentos de forma coletiva. A metodologia utilizada se deu através de uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, que permitiu analisar a funcionalidade de uso dessa plataforma a âmbito acadêmico e seus benefícios para a formação de professores. A partir da análise dos dados, obteve-se como resultado a constatação que este tipo de recurso favorece de forma significativa a aprendizagem, vindo a auxiliar os professores que estão em processo de formação acadêmica, a conhecer novas ferramentas e ampliar a dinâmica de suas aulas,
transpondo práticas vivenciadas na universidade para a rotina das docentes na Educação Básica.