USO DE PRÁTICAS LÚDICAS APLICADAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DA ANATOMIA DO CORPO HUMANO
Abstract
Para a efetivação da aprendizagem significativa na educação infantil, torna-se necessário a utilização de propostas metodológicas diferenciadas que envolvam a estimulação dos aspectos cognitivos e sociais dos alunos. O estudo de ciências nos anos iniciais traz conteúdos muito abrangentes que podem ser trabalhados por meio de práticas lúdicas e interdisciplinares. Dentre elas podemos destacar a utilização dessas práticas, durante o ensino de anatomia, para que através da experimentação, o aluno consiga compreender o ser humano de forma macro e microscopicamente, relacionando o conteúdo teórico com a pratica no laboratório e estimulando a vivência dos conteúdos aprendidos no seu cotidiano. O Objetivo desta pesquisa é estimular a aprendizagem significativa, através da utilização de práticas lúdicas, durante as aulas de anatomia humana. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na forma de relato de experiência, realizado com trinta e cinco alunos do 5° ano da Educação Infantil de uma escola privada do Norte do Paraná. Esta pratica está relacionada aos sistemas do corpo humano: nervoso, endócrino e urinário. Primeiramente ocorreu um embasamento teórico sobre a anatomia e a fisiologia desses sistemas, para posterior construção de um modelo em tamanho natural dos mesmos, para posterior apresentação para os outros alunos da educação básica. Foi observado que a utilização dessa prática, estimulou a integração entre os conhecimentos teóricos com a pratica laboratorial, de forma a estimular a aprendizagem significativa nos alunos, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e social dos mesmos. Após a pratica, foi constatado que a mesma incentivou o aluno a agir, pensar racionalmente e interagir com o mundo, tornando o aluno mais participativo na sala de aula e estimulando-o a construir o seu próprio ambiente de aprendizagem. Conclui-se que esta prática interdisciplinar possibilitou que os alunos compreendam o conteúdo de uma forma mais participativa e lúdica, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais qualificado e amplo.