APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA ANÁLISE DE FÓRUNS DE DISCUSSÕES EM MOOC
Abstract
No campo da Educação Aberta, os MOOCs (Massive Open Online Courses), têm ganhado bastante relevância no contexto educativo por oferecerem cursos gratuitos e em grande escala através ambientes virtuais de aprendizagem que oportunizam os intercâmbios de conhecimentos entre seus usuários. Assim, tendo em vista a importância da promoção de ambientes colaborativos de aprendizagem em MOOCs, os fóruns caracterizam-se como ferramentas capazes de promover espaços de discussões em contexto digital. No entanto, mesmo que tais ferramentas oportunizem trocas de conhecimentos entre os estudantes, percebe-se que no cenário dos MOOCs, os fóruns, em sua maioria, deixaram de ser um espaço legítimo de discussão, uma vez que as interações dos alunos e o feedback dos moderadores são feitos muitas vezes por obrigação, fazendo com que a real finalidade dessas ferramentas em permitir trocas de conhecimentos efetivas seja desconsiderada. A partir desses pressupostos, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os fóruns de discussões em duas plataformas que ofertam MOOCs e apontar categorias para uma nova forma de uso desses fóruns que busque promover ambientes onde os estudantes estejam inseridos em práticas colaborativas e que possam ser mediados pelos seus próprios interesses. Foram analisados fóruns de discussões em dois MOOCs das plataformas Coursera e edX com o intuito de entender qual a finalidade dessas ferramentas e como elas estão sendo utilizadas, para a partir disso, apontarmos elementos que consideramos indispensáveis nesses ambientes de discussões. Os resultados desta pesquisa indicaram que, embora as plataformas analisadas utilizem os fóruns de modo a promoverem espaços efetivos de discussões entre os alunos, constatamos uma baixa interação, por parte dos mesmos nesses ambientes e isso, em parte, pode ser devido a postura assumida pelos moderadores nesses espaços.