APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA ANÁLISE DE FÓRUNS DE DISCUSSÕES EM MOOC

Authors

  • Gabriel Henrique de Lima
  • Talita Helena Monteiro de Moura
  • Patricia Smith Cavalcante

Abstract

No campo da Educação Aberta, os MOOCs (Massive Open Online Courses), têm ganhado bastante relevância no contexto educativo por oferecerem cursos gratuitos e em grande escala através ambientes virtuais de aprendizagem que oportunizam os intercâmbios de conhecimentos entre seus usuários. Assim, tendo em vista a importância da promoção de ambientes colaborativos de aprendizagem em MOOCs, os fóruns caracterizam-se como ferramentas capazes de promover espaços de discussões em contexto digital. No entanto, mesmo que tais ferramentas oportunizem trocas de conhecimentos entre os estudantes, percebe-se que no cenário dos MOOCs, os fóruns, em sua maioria, deixaram de ser um espaço legítimo de discussão, uma vez que as interações dos alunos e o feedback dos moderadores são feitos muitas vezes por obrigação, fazendo com que a real finalidade dessas ferramentas em permitir trocas de conhecimentos efetivas seja desconsiderada. A partir desses pressupostos, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os fóruns de discussões em duas plataformas que ofertam MOOCs e apontar categorias para uma nova forma de uso desses fóruns que busque promover ambientes onde os estudantes estejam inseridos em práticas colaborativas e que possam ser mediados pelos seus próprios interesses. Foram analisados fóruns de discussões em dois MOOCs das plataformas Coursera e edX com o intuito de entender qual a finalidade dessas ferramentas e como elas estão sendo utilizadas, para a partir disso, apontarmos elementos que consideramos indispensáveis nesses ambientes de discussões. Os resultados desta pesquisa indicaram que, embora as plataformas analisadas utilizem os fóruns de modo a promoverem espaços efetivos de discussões entre os alunos, constatamos uma baixa interação, por parte dos mesmos nesses ambientes e isso, em parte, pode ser devido a postura assumida pelos moderadores nesses espaços.

Published

2018-11-12