ABORDAGENS DOS ASPECTOS TÉCNICOS E SOCIOSAMBIENTAIS DO CAMPO E DA AGROECOLOGIA: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO TÉCNICO AGRÍCOLA

Authors

  • Jainara Pacheco de Braga
  • Danieli Cristina de Souza
  • Alessandro Eziquiel da Paixão

Abstract

A formação profissionalizante agrícola ainda é muito voltada a Agricultura Convencional e pouco leva em consideração as interações sociais e culturais do campo. A Agricultura Ecológica é pouco explorada nos cursos das Ciências Agrárias, seja a nível superior ou técnico. O fato é reafirmado ao analisarmos a ementa do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFC Campus Araquari, onde há a presença de um único módulo de 60h voltado a Agroecologia. Dito isso, o texto aborda as reflexões e considerações parciais de algumas das práticas pedagógicas executadas junto às turmas de 2º ano do curso e instituição supracitados, as quais objetivaram sensibilizar para o uso de agroquímicos, refletir sobre alguns métodos empregados pela agricultura convencional e suas repercussões socio econômicas, bem como apresentar técnicas de manejo alternativos e agroecológicos, através de metodologias que aliem teoria e prática e promovam o diálogo entre os saberes inerentes à atividade agrícola. As intervenções de cunho técnico e com caráter didático, foram inseridas na disciplina de Sociologia, abordando aspectos relacionados as construções socio-históricos do campo e suas implicações nas pluralidades culturais e econômicas presentes no contexto agrário brasileiro, tendo a agroecologia como processo capaz de minimizar certas desigualdades. Enquanto as abordagens práticas e conceituais dos métodos empregados na Agroecologia foram desenvolvidas nas Unidades de Ensino Aprendizagem do Campus, onde foram exploradas e executadas algumas práticas consideradas imprescindíveis ao manejo do solo agroecológico, como a confecção e aplicação do EM (Microrganismos Eficientes) e pressupostos teóricos e técnicos da compostagem. O envolvimento em atividades práticas de confecção e utilização de insumos orgânicos e o contato com os impactos ambientais e sociais do emprego de algumas práticas e técnicas da agricultura convencional tendem a proporcionar um processo formativo que favorece a sensibilização e aprendizado de cunho teórico e práticos dos pressupostos e fundamentos agroecológicos, aliados a discussões dos fenômenos socioeconômicos das múltiplas realidades nos contextos rurais brasileiros visando a formação de egressos mais sensíveis e conscientes de suas decisões.

Published

2018-11-12