AVALIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA GERAL DISPONÍVEL PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Authors

  • Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo
  • Marcia Machado Marinho
  • Conceição de Maria Machado Costa
  • Gabrielle Silva Marinho
  • Emmanuel Silva Marinho

Abstract

O Mobile Learning é um termo utilizado para se referir a uma aprendizagem realizada com mobilidade, ou seja, ensino com uso dos dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, que pode ocorrer em qualquer hora e lugar, sem necessariamente, estar em uma sala de aula, além de poder acontecer tanto on-line como off-line. O uso de dispositivos móveis, tem se apresentado de forma bastante instigante para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que já fazem parte do cotidiano da maioria dos estudantes, influenciando os mesmos, em relação aos hábitos e atitudes. O M-Learning apresenta algumas vantagens que o classifica como excelente recurso educacional, tais como a mobilidade, capacidade de motivar os estudantes, contribui com a compreensão do conteúdo de forma lúdica, dentre outras. Mesmo relatando sua eficácia para o ensino, ainda não é bem aceito pela maioria dos professores, visto que o consideram prejudicial a aprendizagem do aluno. Diante da necessidade de mostrar o M-Learning como mais um recurso educacional, este trabalho teve o objetivo de avaliar 3 aplicativos para o ensino de Química Geral, disponíveis para dispositivos móveis. O presente trabalho de caráter exploratório/descritivo com base qualitativa, foi desenvolvido em 2 momentos: I – Triagem para selecionar três objetos educacionais; II - Análise do grau de satisfação de cada aplicativo com base na escala de Likert (1932), os dados referentes ao grau de satisfação foram retirados do próprio site de hospedagem dos objetos. Os objetos educacionais escolhidos e analisados, foram Resumão de Química, Química Digital, e Química Completa. Na primeira etapa, analisou-se o número de downloads, observou-se que o objeto Resumão de Química foi o que obteve maior número de downloads, com cerca de 100.000 downloads, enquanto o Química Digital e Química Completa, obtiveram cerca de 10.000 downloads cada. Na segunda etapa, analisou-se o grau de satisfação de cada objeto, onde foi possível perceber que todos obtiveram bons resultados, porém o que mais satisfez os usuários, foi o Química Completa, com 96% de satisfação, seguido pelos aplicativos Resumão de Química (84%) e Química Digital (83%). Estes dados mostraram a qualidade de cada objeto frente as perspectivas educacionais, os valores foram bem próximos, porém os dados permitiram concluir que o Química Completa foi o que mais satisfez os usuários, e pode vir a ser utilizado com eficiência no ensino de química geral.

Published

2018-11-12