RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: O AMBIENTE REALPTL COMO SUPORTE DIDÁTICO
Abstract
O presente trabalho tem como tema os recursos educacionais com licenças abertas para o ensino-aprendizagem de línguas na atualidade e, para compreender como são distribuídos, traçamos os seguintes objetivos: observar alguns Recursos Educacionais Abertos (REA) compartilhados em um site e analisar as características didático-metodológicas como suporte para os usuários que poderão fazer uso desses recursos. Tomaremos como base para consulta o site REALPTL: <http://realptl.letras.ufmg.br/realptl/> para realizar os objetivos apresentados. A proposta surgiu a partir de observações de ambientes digitais que compartilham recursos educacionais para o ensino de línguas, porém não possuem licenças para que se faça um uso total ou parcial dos materiais, o que pode levar o usuário à prática de plágio se compartilhar ou usá-los como um recurso produzido por si, ou infringir direitos autorais de recursos fechados. O ambiente digital apresentado faz parte de um projeto de pesquisa e extensão financiado pelo CNPq que compartilha recursos produzidos por docentes das línguas portuguesa, espanhola e inglesa, e também por estudantes das licenciaturas sobre diferentes temas com recursos voltados para os multiletramentos, como: vídeos, quiz, infográficos etc., além de mostrar a orientação para uso dos recursos, como também a licença aberta para que outros usuários possam praticar os 5Rs (Reter, Reusar, Revisar, Remixar e Redistribuir) que configuram um recurso educacional como REA. Este trabalho apresentará alguns exemplos contidos no ambiente para apontar as ocorrências aqui mencionadas. Acreditamos que mencionar exemplos do que são recursos que se configuram como REA seja de grande importância para a difusão de um ensino voltado para a Educação Aberta que visa a docentes e alunos capacitados para lidar com o contexto das tecnologias digitais atuais. Nosso referencial teórico baseia-se em Butcher (2011), Santana (2012), Rojo (2012-2013), entre outros.