PRÁTICAS EDUCATIVAS EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS: UM ESPAÇO FORMAL DE EDUCAÇÃO
Abstract
O presente estudo versa sobre práticas educativas em Bibliotecas Públicas, enquanto espaços formais de educação. O interesse pelo estudo dessa temática é fruto de pesquisas teórico-práticas realizadas no Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. O objetivo principal da pesquisa foi identificar práticas educativas em Bibliotecas de três regiões geográficas do Brasil (Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Como pressupostos teóricos, no que se refere às práticas educativas em bibliotecas, utilizou-se autores como Zabala (1998), Campelo (2012), Silva (1998; 2009; 2011); já em relação às bases conceituais em Educação Profissional e Tecnológica, o embasamento deu-se por meio dos autores Gramsci (2010); Libâneo (2005); Saviani (2011); Freire (2011; 2017), dentre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa de campo. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados e observação não participante. No que se refere aos usuários das bibliotecas, os dados coletados apontaram que: 62% visitam as bibliotecas com intenção de realizar pesquisa acadêmica, leitura ou entretenimento; a maioria desses usuários (53%) vão à procura de livros; apenas 16% participam ativamente da política de atualização do acervo das bibliotecas; entre os serviços oferecidos pelas bibliotecas, os mais conhecidos pelos usuários são a circulação/empréstimo de livros e internet sem fio. Tais dados elucidam algumas características ainda marcantes nas práticas pedagógicas atuais: o livro continua sendo um dos recursos didáticos mais valorizados pelos usuários de bibliotecas, mesmo em face da comodidade oferecida pela internet; a baixa participação nos processos decisórios das bibliotecas, podem ser reveladores dos próprios cenários de pouca democracia em que a sociedade transita atualmente. Por outro lado, referente à pesquisa realizada com os servidores, observou-se que nem todos possuem formação específica em Biblioteconomia, mas que, apesar disso, é perceptível o envolvimento dos servidores com atividades práticas diversificadas. Tais atividades vão desde a formação de grupos de leitura, até exposições, cursos e apresentações culturais na biblioteca. Em que pese o atual cenário das bibliotecas, marcado historicamente como local de abrigar livros, nota-se que este espaço, se bem explorado e, levando-se em consideração o tripé ensino, pesquisa e extensão, tende a ser uma grande instância formal de educação, contribuindo para a percepção crítica, interpretação e transformação social do cidadão.