PROPOSTAS DE ENSINO PARA LÓGICA PROPOSICIONAL – BICONDICIONAL

Authors

  • José Geovane Pinheiro e Silva
  • Helton John Rodrigues dos Anjos
  • Márcia Machado Marinho
  • Gabrielle Silva Marinho
  • Emmanuel Silva Marinho

Abstract

A lógica é uma reflexão ou retórica que pode ser disposta em qualquer situação ou objeto, segundo o dicionário trata-se da “Parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência) e das operações intelectuais que visam a determinação do que é verdadeiro ou não. Subjetivamente à lógica, têm-se as proposições,        sentenças declarativas que podemos atribuir um dos valores como verdadeiro (V) ou falso (F). Essas proposições, se caracterizam quanto a seus conectivos de sentenças (e, ou, não, se...então e se e somente se) que são comumente representados por símbolos. Este trabalho tem por finalidade, propor abordagens educativas sobre noções de lógica proposicional a partir de uma óptica pedagógica, tecnológica e de eficiência. Sua relevância encontra-se em proporcionar ideias sistemáticas no que concerne a aplicabilidade lógica matemática de modo interpessoal, propiciando ainda, uma conjuntura de relações de forma a facilitar significativamente o aprendizado. Para tal, trabalhou-se os conceitos de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Sala Invertida, Gamificação e Sala Rotativa. As bases de uma educação de qualidade, passam pelo pensamento critico analítico que por sua vez, pode ser exercitado pelo estudo da lógica proposicional, aqui vale destacar um dos pilares principais desse documento, a bicondicionalidade; essa vertente da lógica proposicional exercita o entendimento do que é concordância, entre outras facetas do pensar lógico. Sendo assim, é importante conhecer suas limitações, a ideia de continuidade, a presença afetiva do professor, características essas que podem ser facilmente desenvolvidas junto a uma ABP.

Published

2018-11-12