A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Abstract
Atualmente com o avanço das tecnologias, elas se fazem muito presentes no cotidiano dos estudantes. Com isso, um meio de tornar o aluno mais interessado para o aprendizado em sala de aula, é incluir estas ferramentas tecnológicas no ambiente educacional, como parte para a mediação do ensino aprendizagem. Uma mídia educacional muito importante e que pode se tornar um aliado em sala de aula, é o vídeo educacional. O vídeo pode auxiliar o professor a chamar a atenção dos alunos. Além disso, aproxima a aula do cotidiano do aluno, das linguagens de aprendizagem e comunicação, introduzindo novas questões no processo educacional (MORAN, 1993). Dessa forma, o ensino de ciências pode se tornar muito atrativo e produtivo, se utilizarmos esta mídia em sala de aula. Assim sendo, o presente trabalho visou à inserção de um vídeo educacional em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Santa Maria/RS. Este trabalho teve como sujeitos da pesquisa 24 alunos da referida turma. Após a inserção do vídeo, como um recurso educacional para o ensino de ciências, foi aplicado um questionário aos estudantes, onde os mesmos responderam sobre o conteúdo abordado. Pode-se concluir que a inserção do vídeo como mídia educacional para o ensino de ciências, proporcionou aos estudantes um meio diversificado de se visualizar o conteúdo abordado, promovendo um maior interesse por parte dos estudantes em buscarem o conhecimento, além de desenvolver habilidades como iniciativa, criatividade, visão e pensamento crítico.