ESTRATÉGIAS DE APRESENTAÇÃO DA LEITURA DELEITE PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO

Authors

  • Carmen Regina Gonçalves Ferreira

Abstract

Este estudo aborda a temática da leitura deleite realizada pelo professor em sala de aula de forma ‘sedutora’, com o intuito de despertar o interesse das crianças em ler por prazer. Ao promover a inserção da leitura deleite como uma atividade permanente nas salas de alfabetização, as crianças podem perceber que em diversos momentos da vida cotidiana a leitura está presente com diferentes finalidades e uma delas é a leitura para o divertimento, para o bel-prazer (LEAL; PESSOA, 2012). O professor deve tornar a aprendizagem da leitura algo fácil, “o que significa simplesmente tornar a leitura significativa, atraente, útil e uma experiência frequente para as crianças” (SMITH, 1999, p. 132). Partindo dessa premissa, instituiu-se, nas formações continuada do programa Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, ministradas pela equipe da Universidade Federal de Pelotas, modos de apresentação da literatura na sala de alfabetização. No presente artigo serão apresentadas essas formas de apresentação da leitura deleite que foram elaboradas com o propósito de salientar que a maneira de apresentar a literatura na sala de aula serve como incentivo à promoção de novos leitores em potencial. As argumentações construídas neste texto referente à importância e incentivo à leitura na escola e, em especial, à leitura deleite terão como base teórica autores como Smith (1999); Kleimem (2002); Silva (1996); Leal e Albuquerque (2010) e Oliveira (2010). Essa é uma pesquisa na área da educação numa abordagem qualitativa, que analisou os dados oriundos dos relatórios-reflexivos de 20 professoras formadoras que participaram da equipe PNAIC-UFPel de 2013-2018, no que se refere à implementação das estratégias de apresentação da leitura deleite, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Pode-se considerar que tais estratégias podem tanto enriquecer o trabalho do docente com a leitura, bem como promover a criação de espaços para que seus alunos se tornem leitores em potencial.

Published

2018-11-12