OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA

Aline Marcelino dos Santos Silva, Fermín Alfredo Tang Montané

Resumo


As Tecnologias Digitais estão inseridas cada vez mais nas salas de aula. Neste sentido, a qualidade dos recursos digitais utilizados deve ser uma questão a ser refletida. Desta forma, este trabalho busca evidenciar a necessidade de utilizar Objetos de Aprendizagem (OA) baseados em teorias cognitivas. A Teoria da Aprendizagem Multimídia foi utilizada para aprimorar OA, a fim de minimizar a sobrecarga cognitiva, que pode ser criada no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa descreve o aprimoramento de dois OA e apresenta uma breve avaliação realizada por professores sobre estes OA. O ambiente de programação Scratch foi utilizado para o aprimoramento dos OA digitais. O primeiro momento da pesquisa contou com a escolha de OA sobre a temática Átomos, disponíveis no portal do Scratch. Em seguida, os OA foram avaliados por três professores de Ciências por meio de um questionário. A partir desta pesquisa foi possível descrever o processo de aprimoramento de OA com base em princípios da Teoria da Aprendizagem Multimídia. Considera-se que os princípios desta teoria são norteadores para a elaboração e aprimoramento de OA, minimizando o processo de sobrecarga cognitiva. Os dois OA aprimorados nesta pesquisa estão pautados nos princípios desta teoria, de acordo com a breve avaliação realizada pelos professores. Espera-se que o trabalho contribua com a elaboração de OA baseados em teorias cognitivas, a fim de que as habilidades cognitivas sejam desenvolvidas pelos alunos com a utilização destes recursos no processo de ensino e aprendizagem.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576