O USO DE WIFI ZONE EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Cristiane Silveira dos Santos, Carolina Chagas Schneider, Leonardo Rocha de Almeida

Resumo


O presente trabalho trata do acesso as novas tecnologias aplicadas à educação como ferramenta de inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de uma escola pública de Porto Alegre. As novas tecnologias, em diferentes níveis de acesso, fazem parte da vida das juventudes de forma natural e diversa, analisamos de que forma se dá este acesso e como estes jovens são vistos pela sociedade. Pensando no quanto a posse de smartphones é comum nestes espaços, mas que com o acesso à rede mundial de computadores não acontece o mesmo, propomos a implantação de uma wifizone nas escolas de forma integral e universal. Discutiremos sobre os benefícios e os problemas que este acesso às tecnologias pode trazer e propomos seu uso como uma nova e estimulante ferramenta de aprendizagem. Observamos ainda que para que este potencial de aprendizagem seja utilizado de forma razoavelmente competente, existe a necessidade da formação dos professores nesta área e o estímulo para que as formações se revertam em práticas efetivas no âmbito da sala de aula e do ambiente escolar. Por fim, o presente artigo também traz algumas sugestões de possibilidade de trabalho em sala de aula à luz dos vários assuntos tratados na disciplina de Tecnologia & Educação, cursada na PUCRS com a docência da Professora Doutora Lúcia Giraffa.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576