REDES SOCIAIS DIGITAIS NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RELATOS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Elaine Teixeira da Silva
  • Fabíola Aparecida da Silva Bezerra

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos: apresentar as funcionalidades das redes sociais digitais na aprendizagem de língua estrangeira tanto com estudantes da educação básica como com graduandos; e reconhecer que o uso das redes sociais como recurso pedagógico pode contribuir para um aprendizado mais significativo e atrativo. Com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Campos dos Goytacazes/RJ aplicou-se a proposta do letramento digital com o WhatsApp, tendo como procedimento metodológico o gênero textual “Notícia”, e pudemos observar que o letramento digital em língua espanhola através da rede social WhatsApp proporcionou aos estudantes maior interesse em participar da atividade proposta, dando-lhes autonomia autoral obtendo as duas competências em língua estrangeira: ler e escrever. E com os discentes do Ensino Superior do curso de Letras/Espanhol em uma instituição superior privada no município de Itaperuna/RJ, utilizou-se o Facebook com objetivo pedagógico de prepará-los em sua formação como produtores de conteúdos digitais sendo a rede social um suporte para a atuação posterior em sala de aula no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), constatou-se que a formação de futuros docentes deve ser aquela capaz de prepará-los para o mercado de trabalho e que eles sejam e estejam capacitados para assumirem a sala de aula no âmbito das TDIC. Este estudo tem fundamentação em teóricos como Allan (2015), Bannell et al. (2016), Coscarelli; Kersch (2016), Kenski (2007), Montes (2016), Rojo (2009-2012-2013) entre outros.

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Publicado

2017-11-10